Alunos da escola municipal realizam prova do SARESP

Durante esta quarta (08) e quinta-feira (09) a Secretaria de Educação aplicará nos períodos da manhã e tarde para todas as escolas dos terceiros e quintos anos do Ensino Fundamental de Cordeirópolis a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Neste ano, 583 alunos serão avaliados nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Conforme a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a prova medirá o domínio das habilidades básicas dos estudantes nestas disciplinas. “O SARESP é a principal ferramenta de avaliação adotada pela Secretaria do Estado para acompanhar o desempenho dos alunos através de provas cognitivas. Por isso que neste ano resolvemos aderir novamente a esta prova, já que a mesma não foi realizada nos anos de 2015 e 2016”.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Boteon Pezzatti, a prova também visa orientar os gestores responsáveis pelo ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. “Essa prova nos dá uma condição de avaliar como está o ensino de cada escola e cada sala de aula. A ideia não é competir, mas sim, perceber quais os caminhos que temos que seguir em relação à proposta pedagógica, e onde é preciso investir em formação”.

A meta de cada escola é estabelecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP). Para garantir a transparência, os alunos fazem as provas na própria escola, nas classes e nos turnos em que estão regularmente matriculados. Os exames serão acompanhados pelo professor aplicador, de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, visando zelar pela transparência do processo.

Pular para o conteúdo