“A violência que ninguém vê” será tema do 4° Fórum das mulheres

No dia 07 de novembro, o Conselho Municipal de Direitos da Mulher e a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, realizarão para toda a população, o 4º Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com o tema: “Violência Psicológica: A violência que ninguém vê”. Com uma programação de palestras e roda de conversa, das 8h30 às 12h, a expectativa é reunir homens, mulheres, profissionais de diversas áreas e a comunidade em geral, visando dialogar sobre o tema e buscar alternativas integradas entre o Poder Público e a sociedade civil para juntos enfrentarem a violência em todas as suas expressões.

Conforme explica a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, o Fórum foi criado a partir de uma iniciativa popular e do Conselho, tem caráter permanente e visa o fortalecimento de políticas de proteção às mulheres e enfrentamento da violência. “Temos obrigações legais e um compromisso social firmado no que se refere à proteção das mulheres e o enfrentamento da violência. Uma das principais funções de um Estado democrático é reconhecer as desigualdades, elaborar e executar políticas que visam garantir direitos e reduzir a desigualdade. O Fórum cumpre um papel importantíssimo nesse sentido, pois as ações que vêm sendo desenvolvidas no município são resultados do diálogo, amadurecimento e propostas pensadas por diferentes setores trabalhando em conjunto”, conta a secretária.

Elaine ainda reforça sobre o atual momento que o Brasil vem passando perante este tema. “Vivemos um momento dramático no país, de muita intolerância e violação de direitos humanos e, diante disso, a questão da violência contra a mulher tem sido banalizada. A Lei Maria da Penha completou 12 anos, uma grande conquista que possibilitou avanços na proteção às mulheres. Em Cordeirópolis, temos em torno 170 mulheres que sofreram violência e o nosso compromisso é desenvolver ações que contribuam para o rompimento da violação de direitos, mas para transformar essa realidade precisamos do envolvimento e compromisso de toda a sociedade”, conclui.

Para desdobrar o tema, a programação prevê três palestras e mais roda de conversa. A primeira será com a psicóloga, Ana Cláudia Almeida, com o tema a “Violência Psicológica: A violência que ninguém vê”. A segunda será com o professor de Filosofia e Sociologia, Sérgio Flávio Barbosa, que abordará o “Papel da Mulher e do Homem na Sociedade”. E a última palestra antes da roda de conversa será conduzida pelo Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Marcelo Vieira do Nascimento, que irá apresentar o projeto “Anjo da Guarda da Mulher” de sua cidade.

O evento será direcionado aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, trabalhadores do Sistema Único de Saúde, Educação, Serviço Social, mulheres, homens e demais interessados. “Após as palestras, a proposta será apresentar na roda de conversa ideias para avançar na proteção à mulher na cidade, sendo um tema atual e de suma importância no dia a dia e que precisa de nossa atenção”, frisa a presidente do Conselho, Izabel Aparecida do Amaral.

– Abertura às 8h30;
– Palestra às 9h: “Violência Psicológica: A violência que ninguém vê”, com a psicóloga, Ana Cláudia Almeida;
– Palestra às 10h: “Papel da Mulher e do Homem na Sociedade”, com o professor de Filosofia e Sociologia, Sérgio Flávio Barbosa;
– Palestra às 11h: Apresentação do projeto “Anjo da Guarda da Mulher” da cidade de Santa Bárbara, com o Guarda Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Marcelo Vieira do Nascimento;
– Roda de Conversa às 11h30;
– Encerramento às 12h.
Local: Centro de Convivência do Idoso, Rua João Roveda, 639, Jardim São Paulo.