Bailarino de Cordeirópolis é aprovado em seleção nacional do Teatro Bolshoi

Mais um pequeno cordeiropolense com talento de gigante. A cidade está em festa e comemora a conquista do bailarino, André Mota do Amaral, de 9 anos de idade, que irá fazer parte da companhia de balé mais tradicional do mundo, o Balé Bolshoi, da Rússia. O grupo existe há mais de 240 anos e André ficou entre os melhores colocados em uma seleção que contou com mais de 400 candidatos de diferentes categorias de todo o Brasil e, que a partir de agora o jovem talento irá estudar durante dois anos na escola do Balé Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina.

Ao retornar para Cordeirópolis, André e sua mãe, Gisele Mota do Amaral foram recepcionados com alegria no gabinete pelo prefeito, Adinan Ortolan e a vice-prefeita, Fátima Celin. O acolhimento de boas-vindas também contou com a presença do secretário de Cultura, Leonel Arruda, do vereador, Antônio Marcos da Silva, das professoras da Academia de Dança, Helga de Godoy Lopes e Aline Massambani, além da diretora da Escola Coronel Levy, onde o garoto estuda atualmente, Claudia Celotti e a coordenadora, Juliana Ragasso e seu primo e professor, Diego Amaral.

Para o prefeito, Adinan Ortolan, André é um exemplo de que os sonhos podem se tornar realidade e para que isso aconteça, não importa a idade e nem a região que você mora e sim que haja persistência e força de vontade. “Ele é motivo de muita alegria e inspiração para nós. Hoje vejo a alegria nos olhos de sua mãe e de seus professores que já perceberam desde cedo que este jovem tem muito para mostrar e levar o nome de nossa cidade para os palcos do mundo. Desejo muita prosperidade e que se realize a cada dia mais através da dança, sua maior inspiração”, parabenizou o prefeito.

Ao ver o resultado que saiu na internet na última semana, o professor Diego Amaral, diz que passou um filme em sua cabeça, relembrou dos primeiros momentos que viu André se despertar para a dança. “Além de ser o primeiro professor dele, somos primos, por isso acompanhei toda sua trajetória até chegar aqui. Lembro-me que ele sempre apreciou a dança, teve desenvoltura, habilidade, compromisso e muita postura. Os critérios de seleção são tão rigorosos que a gente nunca sabe se vai conseguir e ele mostrou que é capaz de acreditar e de realizar sonhos”, emocionado relatou Amaral.

As bailarinas e professoras, Helga Godoy e Aline Massambani, comentaram que em todo o mundo existem apenas duas escolas deste nível, a de Joinville e a de Moscou e ser integrante de uma delas é o sonho de todos os bailarinos. “O André é aluno em nossa academia alguns meses e em tão pouco tempo os professores já notaram seu desempenho e dedicação pela dança. Desde então, ele começou a se destacar em festivais em todo o Estado de São Paulo até que foi para Santa Catarina e venceu a seletiva para o Bolshoi na categoria infantil”, comentou a diretora da escola, Helga Godoy.