Abertura dos Jogos Escolares de Cordeirópolis é marcada pela emoção, criatividade e a inclusão

Os jogos da inclusão, dos grandes clássicos, da diversidade e da criatividade. Tudo isso fez parte da 15ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Cordeirópolis que encantou, emocionou e cativou todos que puderam ver de perto a cerimônia de abertura que ocorreu no Ginásio de Esportes “Governador Orestes Quércia” na última sexta-feira (09). Na mesa diretiva estava o prefeito, Adinan Ortolan, a vice-prefeita, Fátima Celin, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a presidente da Câmara Municipal, Cássia de Moraes, a coordenadora de Educação Física da rede municipal, Patrícia Voltarel e o patrono dos Jogos Escolares edição 2019, o secretário de Esportes, Gilberto Marangon. Demais autoridades do Poder Legislativo, secretários municipais, diretores, coordenadores e equipe de gestão também estiveram presentes na abertura.

Das mãos do atleta paraolímpico, o campeão brasileiro de Supino 2019, Alencar Teodoro de Oliveira a tocha olímpica entrou na quadra do ginásio sob aplausos e muita emoção. O símbolo dos jogos foi passado para as mãos de Gilberto Marangon, escolhido como patrono desta 2ª edição oficial, por sua magnífica trajetória na educação física e todos os segmentos esportivos do município, assim destacou o prefeito, Adinan Ortolan. “Nossa admiração e cumprimentos inicia pelo cordeiropolense, Alencar, que inspira nossas crianças e jovens representando nossa cidade e também aos atletas da APAE que estimulam a superação de barreiras e limitações. À pessoa do senhor Gilberto, que por 45 anos se dedica ao esporte na cidade, ele foi professor com certeza de grande parte das pessoas que prestigiaram o evento e de seus filhos também. Como secretário de Esportes do município, coordena este trabalho com muito profissionalismo e dedicação. Parabéns Gilberto!”, destacou o prefeito.

Para a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a importância deste evento se funde com os princípios do esporte na vida do alunos que propagam e proporcionam a dignidade, o caráter e integridade. “Outros principais conceitos como o respeito mútuo, a compreensão e a humildade também fazem parte desses jogos, que têm a busca incessante de consenso, de justiça e da verdade. A ética, disciplina, iniciativa, dedicação, disposição, benefícios à saúde, o entretenimento, o lazer, o combate às drogas e a violência é o que nós buscamos. Já aos profissionais de Educação Física eles têm a oportunidade de demonstrarem o seu profissionalismo, sua garra, a perseverança e todos os esforços que essa profissão exige”, relatou Angelita.

Momentos de emoção:
O aluno, Gabriel de Souza Goulart, da Escola Geraldo Rocha conduziu o juramento de todos os atletas. Para abrilhantar o evento, o público se encantou as apresentações dos dançarinos da Academia Tatiana Carraro de Rio Claro e também da equipe de Ginástica Rítmica do Clube Cultura com as técnicas, Silvia Meneghetti e Amanda Bognar. Os protagonistas da noite, os alunos das Escolas do Ensino Fundamental, Estadual e APAE também apresentaram suas danças e foram avaliados pelos jurados, Maria Fernanda Faria, Jaqueline Custódio e Vicente Calheiro Neto. A entrega dos troféus e medalhas da modalidade Dança ocorrerá no encerramento dos Jogos Escolares no dia 23 de agosto no Ginásio Esportivo do Jardim Progresso.