Adinan volta dos EUA com novos projetos a serem implantados

Recém-chegado dos Estados Unidos, onde visitou juntamente com a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a sede da Google, o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, conheceu de perto como o Vale do Silício tem aplicado à tecnologia da divisão Google for Education em suas escolas. “É impressionante como as ferramentas podem nos auxiliar no desenvolvimento da educação. Aliando as ferramentas do Google à pedagogia ativa, será possível conduzir de uma forma mais eficiente o ensino no município, proporcionando meios mais adequados para que possam evoluir”, explicou o prefeito.

Para Angelita, participar de um projeto inovador da maior empresa de tecnologia do mundo é um verdadeiro presente. “Durante esta viajem pudemos conhecer outros projetos e experiências realizadas no Vale do Silício que podem nos ajudar a melhorar a educação e também outros serviços públicos do município por meio da tecnologia”.

Além de conhecer de perto o que está em desenvolvimento pelo Google, foi possível trocar experiências sob o ponto de vista da educação a partir de visitas às escolas da região e também à Universidade de Stanford, que realizará parcerias para o acompanhamento do projeto Google for Education em Cordeirópolis, por meio da Fundação Lemann. “Trata-se de um processo revolucionário e por conta disso deve ser acompanhado e medido inclusive cientificamente para que possamos deixar um legado para a nossa cidade”, disse Adinan.

Cordeirópolis também será palco para projeto piloto do Waze

Segundo o prefeito, além de ampliar as possibilidades a partir da parceria com a Google for Education, Cordeirópolis também está firmando parceria para novas funcionalidades do Waze que serão desenvolvidas para serem integradas a uma política de melhoria dos serviços públicos. “O Waze é um dos principais aplicativos de trânsito do mundo, é alimentado pela comunidade de usuários e a ideia é que esta comunidade possa ser fomentada em Cordeirópolis para que possamos criar uma cultura de colaboração que nos auxilie na melhoria dos serviços públicos que são percebidos e analisados durante o percurso que o usuário fazem nossa cidade, seja um buraco, uma situação de risco para o tráfego ou mesmo uma situação de segurança que pode ser reportada ao aplicativo e ter uma ligação direta com os órgãos públicos para que possam intervir e promover a melhoria”.

Estes e outros projetos discutidos durante a viagem vão agora ganhar corpo e seguir o caminho da implantação. “Precisamos ser arrojados e determinados para que possamos gerar a mudança que a nossa cidade precisa. A partir desta aproximação com o Google, sabemos que podemos ir além, e vamos nos empenhar para isso”, finalizou Angelita.