Alunas da rede municipal são destaque na 28ª edição do Prêmio Gazeta de Literatura

É bicampeã! Pelo segundo ano consecutivo Cordeirópolis conquista o 1º lugar do Prêmio Gazeta de Literatura. A premiação que já está em sua 28ª edição reuniu estudantes de escolas públicas e particulares da região. A solenidade ocorreu nesta semana no Teatro Vitória em Limeira e contou com a presença do prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan acompanhado da primeira-dama e Secretária de Educação, Angelita Ortolan, a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Boteon Pezzatti, a diretora pedagógica, Silvana Alves Melo que foram prestigiar as alunas selecionadas do município.

Da Escola Maria Aparecida, Yasmim de Oliveira Silva, de 10 anos conquistou a 1ª colocação. Acompanhada da diretora, Roberta Macedo e da professora, Adriana Elizete Franco Dias, a estudante subiu ao palco para receber o troféu de vencedora da categoria do 5° do Ensino Fundamental. A aluna Ana Luíza de Menezes, de 10 anos, do 5° ano da Escola Amália Malheiro também foi premiada e recebeu a medalha junto a diretora Gisele Cicolin e a professora, Rosmari Chiaradia.

“Notícia falsa: identificar para enfrentar”
A fake news foi o tema destaque desta edição e, durante a cerimônia o prefeito, Adinan Ortolan aproveitou para ressaltar sobre a importância de abordar este assunto com os jovens nas escolas. “Quero parabenizar a Gazeta pela escolha da temática, pois essa questão das ‘Fake news’ é importantíssima nos dias de hoje. Acredito que as pessoas têm que se aprofundar nas informações, pois nós temos milhares delas que são equivocadas e que são transmitidas principalmente através das redes sociais e, é justamente nas gerações mais novas que nós vamos mudar essa concepção da superficialidade das informações. Parabéns aos profissionais envolvidos nessa premiação, e a todos os alunos que se destacaram neste concurso”, enfatizou o prefeito.

A secretária de Educação, Angelita Ortolan comentou que este concurso desperta o interesse dos estudantes, não só pela escrita, mas também pela leitura. Para ela, a grande transformação que o país precisa, primeiramente virá através da educação. “Na leitura nós assimilamos as informações e a ideias dos outros, e na escrita nós desenvolvemos o raciocínio, a criatividade e a possibilidade de mostrar através do texto aquilo que nós pensamos é aquilo que nos diferencia de todos os seres vivos que é o conhecimento”, relatou.

Prêmio Gazeta
Há 28 anos, o Prêmio Gazeta de Limeira de Literatura é o momento de homenagear os vencedores do concurso de redações promovido pela Fundação Waldemar Lucato, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Limeira e com a Secretaria Municipal da Educação. O Prêmio envolve os estudantes de ensino fundamental e médio das cidades de Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis. Após serem escolhidos em suas escolas e destacarem-se entre centenas de participantes, 45 alunos são premiados durante a cerimônia, a qual conta com a presença dos vencedores, seus familiares, professores, diretores das escolas, autoridades e imprensa.