Durante esta semana, todas as turmas do 5º ano da rede municipal de Cordeirópolis, somando 337 alunos, participaram da palestra sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Ministrada pela primeira-dama e secretária da Educação, Angelita Ortolan, e pela coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Pezzatti, a palestra abordou a importância desta avaliação, aplicada em escolas de todo o país.
No Plenário da Câmara Municipal, os alunos puderam se acomodar com o devido distanciamento para aprender e tirar dúvidas sobre o dia da prova, que vai avaliar o seu nível de aprendizado e desempenho escolar. Dessa forma, é determinado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mostra a qualidade da educação oferecida aos alunos.
Em 2007, quando a prova foi aplicada em Cordeirópolis pela primeira vez, a média do município era de 5.4. Já em 2019, a média subiu para 7.0, e o objetivo é continuar crescendo. De acordo com a secretária da Educação, esse será o desafio das escolas neste ano, visto que precisaram se adaptar ao ensino remoto e híbrido para manter a segurança dos alunos em meio à pandemia.
“Mesmo à distância, todos os professores e coordenadores se esforçaram para transmitir os conteúdos da melhor maneira possível, e agora, voltando à sala de aula, o desempenho continua ainda maior”, afirma Angelita. “Por isso, é muito importante que todos os alunos compareçam no dia da prova para mostrar tudo o que aprenderam, e deixem o seu legado para os próximos estudantes da sua escola.”
Durante a palestra, coordenadores, professores e os próprios alunos analisaram ainda o índice de suas escolas e juntos estabeleceram suas “metas”, sendo um momento de diálogo, análise e principalmente de preparação para a prova, que deverá ocorrer entre 8 de novembro e 10 de dezembro.