Alunos do PEAD e Patrulha Mirim realizam plantio de mudas nativas em Cordeirópolis

O projeto de arborização urbana da Prefeitura de Cordeirópolis já realizou o plantio de mais de 700 mudas de árvores e vem ganhando forças cada vez mais. Durante o ano todo, vários locais do município receberam o cuidado e a plantação, a fim de recuperar as áreas verdes, estruturar a vegetação local e preservar o meio ambiente. Ações preventivas como essas foram desenvolvidas pela Secretaria deMeio Ambiente e contou com a colaboração da população e também do setor privado.

Alimentando esta campanha sustentável, na última semana mais de 112 mudas de árvores nativas foram plantadas na área de lazer do Residencial Santa Rita, próximo a sede da Patrulha Mirim de Cordeirópolis, onde o plantio contou com a presença da vice-prefeita, Fátima Celin, secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra e os jovens aprendizes da Patrulha. O coordenador de ecologia, Cândido Pereira da Silva, também esteve no local e comentou sobre esta ação ambiental. “Uma semana antes do plantio, os alunos do curso de Jardinagem e Paisagismo do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD) limparam e prepararam o local para receberem as mudas. Com cuidado e profissionalismo eles deixaram a área pronta para a plantação. Logo após este trabalho, eles voltaram na área e deram continuidade a este projeto de reflorestamento junto aos membros da Secretaria de Meio Ambiente que irá fiscalizar e acompanhará o desenvolvimento dessas áreas”, contou o coordenador.

Ainda de acordo com Cândido, após a solicitação da diretoria da Patrulha, o Ipê branco e amarelo, quaresmeira e flamboyant, foram as espécies escolhidas para o plantio, pois além de melhorar a qualidade do ar, elas têm uma beleza estética agradável. “Pensando na conscientização sobre a importância das árvores para o meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida, estamos sempre criando uma cultura de preservação ambiental e, este plantio futuramente irá proporcionar sombra, beleza e favorecerá a redução da temperatura no local, assim como nas praças e áreas verdes da cidade”, relatou Silva.

Plante também esta ideia:
Esta ação continua e, todas as escolas e instituições do município podem fazer a solicitação do plantio de árvores nos espaços internos e externos. Para que o serviço seja realizado, basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone: 3556-9952. Após a solicitação, a equipe irá até para analisar a área para o plantio.