Alunos vão às ruas alertar os moradores para prevenção e combate à dengue

Os alunos de duas turmas do terceiro ano da Escola Nazareth Stocco Lordello, saíram às ruas na tarde desta quarta-feira (27), para alertar e conscientizar os moradores sobre o mosquito Aedes Agypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. Juntamente com a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Boteon Pezzatti, com a professora do terceiro ano, Ana Cristina dos Santos Barsi e a agente de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Luana Fernandes de Oliveira, aproximadamente 60 alunos passaram em várias casas e estabelecimentos, munidos de cartazes, folhetos, máscaras e faixas informativas com a finalidade de mobilizar os munícipes para o combate a este mosquito.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Cristina Boteon Pezzatti, antes dos alunos participarem da prática, eles tiveram aula teórica para saber os cuidados, sintomas e de como abordar os cidadãos. “Tudo começou através de uma palestra, nela sentimos o envolvimento dos alunos. Por conta disso, decidimos realizar essa conscientização com todos os terceiros anos das escolas do ensino fundamental, tanto que desde o inicio de setembro estamos com este projeto e hoje foi o seu último dia”.

A agente de Endemias do CCZ, Luana Fernandes de Oliveira, que acompanhou as crianças pela primeira vez nesta quarta-feira, elogiou a iniciativa das escolas para a realização deste projeto. “É muito legal vê-las desde pequenas com essa vontade de ensinar o próximo e de cuidar da nossa cidade, pois é com esse pensamento que evitamos os criadouros deste vírus que pode levar a morte”, reforçou a agente.

A pequena, Ana Clara, de 9 anos, contou que estava empolgada e feliz em orientar os moradores. “Foi muito legal, visitei muitas casas e falei do risco da dengue em nossas vidas. Eu também achei importante, porque quando eu crescer passarei a informação correta aos meus filhos”, contou a aluna toda animada.

Para a professora do terceiro ano, Ana Cristina dos Santos Barsi, é uma satisfação ver o retorno dos alunos e, por meio deles conscientizar a população. “A ação é importante já que mostramos que nossos alunos estão preocupados com a saúde de toda a comunidade. Com todo esse conhecimento eles poderão executar em casa, com a sua família. Nossa intenção é fazê-los, cidadãos responsáveis”, destacou à educadora.

Uma das pessoas abordadas pelos alunos foi a cabeleireira, Roberta Moraes de Oliveira. A moradora acredita que os resultados do movimento terão repercussão na cidade. “No tempo dos meus filhos as escolas não promoviam este tipo ação. Sendo assim, hoje em dia as crianças e, nós principalmente precisamos dessas orientações. Parabéns a todos!”.

Pular para o conteúdo