Armamento da Guarda Civil de Cordeirópolis recebe registro da Polícia Federal

As mudanças que ocorreram desde 2017 em prol da Guarda Civil Municipal têm repercutido em toda região. A implantação de Tecnologias de Inteligência ajudou a melhorar os serviços prestados aos cidadãos, junto a um Sistema de Monitoramento com um retorno imediato que tem sido o grande diferencial no combate ao crime. A aquisição dos coletes balísticos, implementação da Corregedoria e as novas viaturas da frota totalmente renovada da corporação também fazem partes dessas conquistas. Outra questão que visa à segurança e a regularidade é o Registro de Arma de Fogo e nesta quarta-feira (26) o secretário de Governo e Segurança, Nivaldo Menezes, entregou aos guardas o certificado de registro federal revalidados do arsenal existente.

O secretário explicou que a revalidação do registro é extremamente importante, uma vez que o armamento se encontra legalizado perante a Polícia Federal por um período de cinco anos. “Nós recebemos nove registros, ou seja, uma para cada arma existente na corporação. Os documentos indicam que o armamento da GCM está de acordo com a legislação vigente, válidos até 2023, amparando nosso efetivo armado”, relatou.

De acordo com o Guarda Civil e responsável pelo Centro de Inteligência e Monitoramento, Leonardo Maximiliano, sem este documento, seria impossível a utilização ou até mesmo o porte da respectiva arma pelo Guarda Civil. “Uma vez que a arma não está legalizada perante o órgão federal teríamos que armazená-las em local seguro e não poderíamos utilizá-las até sua legalização, por isso que a cada cinco anos é necessário realizar todo o trâmite para o uso legal”, disse o GCM que também comentou sobre os próximos investimentos para a Guarda Municipal. “A Prefeitura já autorizou a aquisição de 35 novas armas de fogo de ultima geração para nossa corporação além de cinco dispositivos elétrico-incapacitantes e espargidores lacrimogêneo, estes dois últimos, definidos como arma não letal”.

Ainda de acordo com Maximiliano, até o momento, os guardas estão bem avançados burocraticamente e também otimistas quanto ao deferimento dos órgãos competentes. “A partir daí e com a devida capacitação, introduziremos mais esses excelentes equipamentos para a proteção da nossa equipe, resultando em mais eficiência no uso progressivo da força e ao mesmo tempo, respondendo às injustas agressões para o próprio GCM ou contra terceiros que possam vir acontecer”, pontuou o guarda.