Caminhada “Outubro Rosa” é sucesso em Cordeirópolis

A chuva fina que insistiu em cair na manhã deste domingo (22) não impediu que os moradores do município participassem da caminhada em prol a luta contra o câncer de mama. A concentração iniciou às 8h30 da manhã e cerca de 50 pessoas, incluindo, crianças, jovens, adultos e o pessoal da “melhor idade”, se reuniram em frente ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), com a camiseta rosa, além de cartazes com os dizeres “Lembrar de Cuidar de Mim”. A iniciativa foi do Fundo Social de Solidariedade de Cordeirópolis, por meio da Secretaria da Saúde e da Mulher e Desenvolvimento Social.

Antes de começar a caminhada, o prefeito, Adinan Ortolan, destacou aos presentes a importância que a população deve ter com a prevenção ao câncer de mama. “É muito bom ver a interação dos moradores nessas ações que realizamos, pois é por meio delas que podemos falar sobre o cuidado que as mulheres devem ter com esta doença. Participar e ver de perto um movimento como este é gratificante. Parabéns a todos que tiraram um momento do domingo para se envolver nesta causa nacional”.

Pontualmente às 9h, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cordeirópolis, Angelita Ortolan, deu a largada à caminhada que se estendeu até à Praça Jamil Abrahão Saad, onde todos puderam se divertir com uma aula de zumba. “A intenção desse encontro foi chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção sobre a doença. E nada melhor do que acabar do jeito que elas gostam, em zumba! Foi um momento muito gostoso em que reforçamos a importância de se prevenir e de cuidar sempre de nós mesmas”, contou.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, ressaltou a importância da realização de exames e a atenção que as mulheres devem ter sobre o câncer de mama. “A caminhada mostra o quão é importante fazer o exame de prevenção e para lembrá-las que o acompanhamento preventivo tem que ser feito não só neste mês, mas sim o ano todo. Os exames estão nas Unidades de Saúde, são gratuitos, por isso é a hora de mulheres se cuidarem, pois passamos a vida toda cuidando de todo mundo. Agora é a nossa vez!”, afirmou a secretária.

A senhora Elisabeti Aparecida Negro de Castro, de 74 anos, que em 2012 foi diagnosticada com câncer de mama, mesmo com a chuva branda, também participou junto com suas amigas. “Eu participei e indico para todos os cidadãos. Algumas pessoas deixaram de vir por conta da chuva, no entanto, eu e minhas amigas estávamos firmes e felizes levando essa mensagem de conscientização para todos os munícipes”.

Pular para o conteúdo