Prefeitura abre oficialmente a campanha “Novembro Azul”

O movimento “Novembro Azul” começou a ser preparado nesta segunda-feira (23), com uma palestra para médicos e enfermeiros ministrada pelo urologista Renato Pires. O encontro ocorreu no espaço da comissão integrada de segurança, localizada na delegacia da Polícia Civil do município e teve o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

A coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Renata Coletta, avaliou este encontro como excelente. “Cerca de 10 profissionais participaram da atividade que marca o início desta campanha tão importante para a saúde dos homens. A partir de agora, todos os profissionais estão preparados para receber os pacientes, não só para o rastreamento de câncer de próstata, mas para toda visão holística do paciente do sexo masculino. No entanto, é importante reforçar, que as portas das unidades de saúde estarão abertas a partir do dia 06 de novembro para recebê-los”.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, falou sobre a necessidade de promover estas atividades durante o mês de novembro. “Nosso foco principal é promover uma mobilização entre os homens e incentivá-los a criar o hábito de procurar a atenção básica para realizar exames preventivos e ter um acompanhamento médico. Nada melhor que neste período oferecer a eles consultas e exames de forma mais acessível. Agora é a vez deles de se cuidarem!”.

Jordana ainda reforçou que as consultas e exames preventivos da saúde masculina são realizados periodicamente durante todo o ano na rede pública do município. “Como já foi dito, nossas unidades estão preparadas e o mês de novembro será especial para os homens para despertar a atenção constante e a importância da prevenção desta doença. No decorrer do mês de novembro, todos os profissionais estarão empenhados em levar informações e serviços de saúde não só sobre este e outros tipos de câncer e demais enfermidades que possam acometer os homens”.