Campanha de Tuberculose já começou em Cordeirópolis

No período do dia 05 até o dia 19 de março, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica Municipal, promoverá ações voltadas a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório (1ª fase), cujo objetivo é mobilizar a população para a descoberta precocemente de possíveis casos de tuberculose no município. Durante esses dias os funcionários irão conversar com os cidadãos sobre a presença de tosse e qual a duração para descobrir mais previamente os casos.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, todas as unidades de saúde já estão preparadas para orientar sobre a coleta do exame. “A realização do exame de escarro é de suma importância. Diante disso, os profissionais estarão orientando como proceder para ter uma coleta adequada e satisfatória do material. Por isso contamos com a compreensão de todas as pessoas para que participem desta campanha”.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. O micróbio responsável pela tuberculose passa de uma pessoa para outra e  atinge principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do corpo. O principal sintoma é a tosse por três semanas consecutivas e o tratamento pressupõe o uso de antibióticos por cerca de seis meses. “A melhor maneira de se prevenir é identificar rapidamente a doença para tratá-la, reduzindo a chance de contaminação do ar, para que não fique contaminado e não espalhe a transmissão do bacilo à outras pessoas”, pontuou a enfermeira.

Em Cordeirópolis o tratamento é realizado de forma sistemática para facilitar o acesso a esse paciente que está em tratamento, pois a medicação é feita de forma supervisionada e diária na unidade de saúde. “O tempo necessário para o tratamento completo da doença é, em geral, seis meses. Lembrando que todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico”, concluiu Nayara.

Skip to content