Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo começará neste sábado (04) em Cordeirópolis

Buscando imunizar as crianças entre 1 ano e 5 anos incompletos, a Secretaria de Saúde dará início neste sábado (04) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Todas as unidades de saúde do município estarão oferecendo as vacinas das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. Já o dia “D” ocorrerá neste sábado e no dia 18, das 8h às 17h em todas as UBSs de Cordeirópolis.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, tanto o sarampo como a poliomielite são transmitidos por meio do contato direto com a pessoa, pela via fecal-oral e alimentos contaminados com fezes de doentes ou portadores. “A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida. Flacidez muscular, com sensibilidade preservada e a arreflexia no segmento atingido são as suas caraterísticas. Já o sarampo é uma doença de natureza viral, transmitida pela fala, tosse e espirro e é extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas são os sintomas mais comuns”.

A Secretaria de Saúde orienta os pais ou responsáveis pelas crianças nessa faixa etária a procurarem a UBS mais próxima de onde residem. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é alcançar, no mínimo 95% de cobertura vacinal contra as duas doenças. Durante o mês as unidades de saúde de Cordeirópolis realizarão ações intensificadas em vários pontos da cidade. Vale destacar, que é importante que os pais apresentem a carteira de vacinação da criança para que seja realizada a atualização.

Marque em sua agenda!
Dia “D” ocorre neste sábado (04) e no dia 18 das 8h às 17h em todas as unidades de saúde de Cordeirópolis. Não se esqueça da carteirinha de vacinação de seu filho!

Pular para o conteúdo