Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo já começou em Cordeirópolis

Nesta segunda-feira (07) a Secretaria de Saúde de Cordeirópolis iniciou a Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo, visando atualizar as carteiras de vacinação e a prevenção contra a doença.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, dois grupos de pessoas estão no alvo desta nova campanha. “O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação será até o dia 25 de outubro. Já o segundo grupo a vacinação terá início no dia 18 de novembro com o público-alvo para as pessoas com idade de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia”.

A vacinação ocorrerá de forma seletiva, ou seja, quem já estiver com o esquema de vacinação de rotina completo, de acordo com a idade e calendário nacional, não precisará tomar a vacina. “Esta campanha é toda seletiva, então, se a criança estiver em dia, não será vacinada. A vacina é a única forma de prevenção da doença e garante aproximadamente 95% de imunidade duradora por toda a vida, se tomada corretamente, de acordo com o previsto no calendário de vacinação. Portanto, é importante que os pais levem o cartão de vacinação para ser avaliado”, complementou Nayara.

A vacinação ocorrerá em todas as unidades básicas de saúde, de acordo com o horário de funcionamento de cada uma, além do Dia D que será realizado no sábado, dia 19 de setembro e 30 de novembro, também nas unidades, exceto a do Jardim São Luis que será em conjunto com a do Jardim Progresso.

Primeira fase: crianças de 6 meses a menores de 5 anos – 7 a 25 de outubro, com dia D no sábado, 19 de outubro.

Segunda fase: população de 20 a 29 anos – 18 a 30 de novembro, com dia D no sábado, 30 de novembro.

Pular para o conteúdo