Programa foi implementado em 2018 visando melhor aproveitamento de terrenos públicos, além gerar renda, alimentação e emprego à famílias
Pensando em manter a cidade mais limpa, proporcionar uma finalidade à terrenos que não são utilizados e ainda incentivar a agricultura familiar, o Programa “Cidade das Hortas” foi implementado em 2018 e, desde então, várias famílias cordeiropolenses podem colher, se alimentar e vender as verduras, legumes, frutas e hortaliças produzidas em suas hortas.
Atualmente, o Programa conta com 20 hortas ativas, sendo dez no Jd. Lise, duas na Vila Boteon, duas no Jd. Progresso, três no Jd. São Francisco, duas no Jd. Bosque e uma no bairro de Cascalho. Antes da implementação do projeto, vários destes locais sofriam com invasões e descarte irregular de lixo. Agora, o que se vê nos terrenos é diversidade de plantações.
De acordo com o coordenador de Agricultura, Ricardo Poli, a expansão do Programa em vários pontos da cidade agrega tanto para as famílias, quanto para o município. “Em qualquer cidade, terrenos públicos podem ser um problema por conta de mato, lixo, invasões e outros fatores. Com as hortas ativas, todos ganham, a cidade fica mais limpa, o bairro mais bonito e seguro e as famílias podem se alimentar e gerar renda”, explica.