Mini cidade é construída para aulas de educação no trânsito em Cordeirópolis

A educação no trânsito sempre foi uma das prioridades da Secretaria de Governo e Segurança do município, principalmente, nas escolas da rede pública através dos projetos educacionais da Secretaria de Educação, em parceria com a Defesa Civil. Pensando em expandir este projeto de cidadania, no próximo mês, Cordeirópolis terá uma Escolinha de Trânsito que após a pandemia, promoverá com os alunos dos 4º anos do ensino fundamental, diversas atividades recreativas voltadas à educação no trânsito, levando constante conscientização às crianças, que terão a oportunidade de repassá-las aos pais e responsáveis, a fim de promover melhorias de grandes representatividades no trânsito.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Agageane Nunes, os alunos serão recepcionados em uma sala de aula, aprendendo noções básicas de trânsito. Em seguida, serão encaminhados à Escolinha de Trânsito, que simula uma mini cidade, colocando em prática o conteúdo absorvido em sala. “Este tipo de trabalho já é desenvolvido dentro das escolas e no Lago União, a partir de agora teremos um ambiente apropriado para mostrar na prática a importância do uso do cinto de segurança, o respeito à sinalização de trânsito aos ciclistas e pedestres, através das bicicletas e demais acessórios, sempre com o auxílio de Guardas Municipais e da Defesa Civil”, explicou o coordenador.

A cidade mirim está localizada em anexo ao prédio da Guarda Municipal e contará com estacionamento para bicicletas, arquibancada, rampas com acessibilidade para pessoas com deficiência e a instalação de banners com orientações didáticas sobre as regras de trânsito. Importante destacar que a construção da cidade mirim contou com a elaboração do projeto da Secretaria de Obras e Planejamento, junto a Defesa Civil e a diretoria de Trânsito. A inauguração será no mês de agosto.