#ColetaSeletivaEmAção: Primeiro mutirão do Programa Garimpar será no Jardim Cordeiro

Moradores do Jardim Cordeiro, muitas novidades estão por vir! No dia 10 de novembro, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA), através do “Programa ViraSer”, voluntários ligados aos comerciantes, as escolas e igrejas estarão nas ruas do bairro para trabalhar os procedimentos que serão adotados para implantar a coleta seletiva em seu dia a dia. O Programa Garimpar elaborado nesta gestão e que faz parte das 70 ações, em comemoração aos 70 anos de Cordeirópolis, tem como objetivo a sensibilização ambiental dos moradores, reorganizar a coleta de porta a porta e promover a geração de renda com a coleta seletiva.

O primeiro bairro a receber a ação será o Jardim Cordeiro, no entanto as escolas municipais já vêm desenvolvendo com os alunos atividades e pesquisas em prol ao projeto. “Neste dia, as nossas equipes passarão em todas as residências para explicar os procedimentos que serão adotados e entregando informativos que indicam os dias da coleta no bairro. No primeiro momento, definimos que a participação da comunidade seria fundamental para o sucesso do Programa. Sendo assim, reunimos com os moradores do bairro, representantes das escolas, igrejas e dos comércios local, bem como, promovemos palestras educativas em parceria com a escola Maria Aparecida Pagoto Morais e a creche Leonor Fortunato”, lembrou o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra.

Para o consultor Técnico de Projetos do GAIA, Geraldo Virgínio, esta primeira ação será o ponta pé inicial para reverter à situação de que muitas famílias não praticam a coleta, além de criar maneiras sustentáveis para a cidade. “O descarte incorreto de materiais é uma realidade que causa grandes desconfortos para o bem-estar da população e ao meio ambiente, por isso a parceria do GAIA com a Prefeitura, a Cooperativa Eldorado, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e a comunidade em geral ”.

Programação
As equipes ficarão concentradas na Escola Maria Aparecida Pagoto de Moraes, às 8h para a abertura oficial do evento com a presença do prefeito, Adinan Ortolan, vice-prefeita, Fátima Celin e do secretário da pasta, Joaquim Dutra, além de todos os profissionais e empresas que apoiam este programa.

Venha participar você também deste mutirão!