Conselho de Segurança Alimentar é empossado em Cordeirópolis

Pela primeira vez no município foram empossados em uma cerimônia formal, realizada na Câmara Municipal, todos os representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). O Conselho é um órgão de assessoramento e fiscalização cujas decisões são tomadas coletivamente por conselheiros representantes do poder público e da sociedade civil, nesse caso específico o foco é a alimentação.

A abertura do evento foi feita nesta quarta-feira (10) pela secretária da Mulher e de Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, que falou sobre a importância de se dar posse aos conselheiros que terão um mandato até 2019, sendo ainda admitidas duas reconduções. “A posse é um momento importante, pois mostra que o conselho é ativo e não está só no papel e assim reforçarmos o compromisso de todos”, destacou.

O prefeito, Adinan Ortolan, também falou da importância da alimentação na formação das crianças e da necessidade do auxílio de conselhos para o fortalecimento das políticas públicas para este seguimento no município. “Hoje ofertamos mais de 12.000 refeições por dia nas escolas. Temos um investimento em merenda escolar que gira próximo de R$ 4 milhões. É um trabalho muito grande e contamos com apoio e a ajuda do conselho para fiscalizar e nos ajudar a melhorar cada vez mais nossos serviços”, destacou.

Adinan destacou ainda que a posse dá vida e fortalece o conselho estimulando a participação e aumentando sua representatividade na sociedade. “Não adianta nada termos um conselho só no papel feito apenas por um decreto. Um conselho precisa ser vivo e representativo assim como estamos fazendo hoje”, citou.

O COMSEA em Cordeirópolis foi formado por seis representantes do poder público e 14 da sociedade civil. Entre eles estão representantes de entidades, associações, bairros e cooperativas de agricultores. O próximo passo agora será iniciar o processo para nomear o presidente do COMSEA.

No evento estiveram presentes além de vice-prefeita Fátima Marina Celin, a primeira-dama e secretária da Educação, Angelita Ortolan, os secretários de Governo e Cultura, Nivaldo Menezes, de Administração, Marco Antonio Nascimento, de Desenvolvimento, Marcos Gomes, de Negócios Jurídicos, Joaquim Dutra, Vereadora Sandra Santos além de diretores, funcionários públicos e também convidados que acompanharam a cerimônia de posse.