Conselho Tutelar de Cordeirópolis: Inscrições estão abertas para novo processo seletivo!

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) informa que as inscrições estão abertas para os candidatos interessados em participar do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares de Cordeirópolis. Os interessados devem procurar a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social.

De acordo com o edital divulgado no site da Prefeitura Municipal, serão escolhidos 10 representantes, sendo 5 titulares e 5 suplentes para o mandato de quatro anos (2020/2024). O cargo é eletivo, mas para ser considerado apto para o pleito é necessário passar por algumas etapas, incluindo prova escrita, formação e avaliação psicológica.

A secretária da Mulher, Márcia Carrom, reforça aos interessados que pretendem se candidatar ao cargo que precisam estar cientes do compromisso e responsabilidade que a função exige. “Este ofício demanda amor e dedicação 24 horas. Ser Conselheiro é ser articulador e fiscalizador do cumprimento da política de atendimento à criança e adolescente”, disse.

A função de Conselheiro Tutelar é remunerada, com jornada de até 200 horas semanais, sendo 120 horas distribuídas em seis horas diárias e/ou 30 semanais, obrigatoriamente na sede do Conselho e/ou em desenvolvimento de atividades vinculadas ao atendimento à população, inclusive fora da sede. As demais horas deverão ser distribuídas e executadas em regime de plantão no período noturno, finais de semana e feriados, conforme disposto em regimento interno, devidamente aprovado pelo CMDCA.

Requisitos

Para efetuar a inscrição é necessário ter mais de 21 anos de idade, residir em Cordeirópolis mais de 5 anos, ter Ensino Médio completo, Diploma de conclusão do Ensino Médio ou superior, Desvinculação de todo e qualquer partido político, não ter antecedentes criminais e não se encontrar no momento da candidatura em processo eletivo, respondendo a processo criminal. Disponibilidade para o trabalho exclusivo e participar com frequência de 100% da formação prévia promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre a política de atendimento à criança e ao adolescente.

Após a fase de inscrições, os candidatos irão prestar prova baseada no ECA (Estatuto da Criança e do adolescente) no mês de agosto. Em seguida, os aprovados irão para o processo de formação no mês de Setembro e em Outubro com os candidatos definidos; o Pleito eleitoral, que será realizado no dia 06 de outubro. Os novos membros tomarão posse em janeiro de 2020.