Cordeirópolis recebe pela segunda vez o Certificado de Qualificação do Programa “Município Verde Azul”

Cordeirópolis recebeu pela segunda vez a certificação do Programa “Município Verde Azul”, uma iniciativa do Governo do Estado que estimula planos e ações que visam controlar e melhorar a qualidade do meio ambiente, por meio do auxílio às prefeituras na elaboração com a execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. A contemplação apontou que dos 638 municípios concorrentes, apenas 164 receberam a certificação e Cordeirópolis foi um deles, isso é uma prova de que a atual gestão vem realizando com eficiência os projetos de gestão ambiental municipal.

O secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, explica que a certificação abre a possibilidade de novos diálogos para aprovação de projetos junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, além de assegurar que o município vem cumprindo as metas. “Entre as diretivas que impulsionaram para o recebimento do certificado, o funcionamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), a Educação Ambiental, a fiscalização por meio do Pelotão Ambiental, a gestão dos entulhos e os reflorestamentos das nascentes foram as que mais contribuíram para a Certificação. Em vista disso, nossa intenção é avançar ainda mais este ano com a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto e o funcionamento do Centro de Educação Ambiental”, comenta Dutra.

Confira outras ações importantes que foram avaliadas no Programa Município Verde Azul:

– Programas de Educação Ambiental;
– Lei das queimadas;
– Plano de gestão integrada de resíduos urbanos;
– Instituição da Defesa Civil;
– Cronograma de coleta do cata-treco;
– Recuperação das nascentes;
– Projetos de Bem-estar animal.