Cordeirópolis encerra a utilização de cavas de argila para captação de água

O método, iniciado no dia 17 de novembro, foi utilizado como alternativa para que o município pudesse poupar a represa de Cascalho, que sofreu com o longo período de estiagem que vivemos em 2019. Durante estes cinco meses Cordeirópolis utilizou a captação de água das cavas Granusso, Bacoccina e Formigres, que foram essenciais para complementar o abastecimento de água no município.

Com a captação de cerca de 4,5 milhões de litros por dia (somente do sistema de cavas), este recurso foi se esgotando e novas estratégias foram adotadas. Nesta semana o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) finaliza a instalação de 2km de tubulação para aumentar o volume de captação de água na rede Ibicaba.

Além disso, uma autorização foi solicitada aos órgãos competentes para que um nova fonte de captação possa ser considerada: o córrego Água Branca. Neste período em que a represa de Cascalho vem sendo poupada o SAAE investiu em equipamentos e em infraestrutura para dar suporte às estratégias de ampliação e criação de novas redes de abastecimento, o que envolve ainda um aumento da capacidade de captação nesta região. “Por isso estamos sempre em campo, trabalhando 24 horas para que a cidade não pare e para que a população tenha em suas residência água tratada de qualidade”, ressaltou o presidente da autarquia, Arnaldo Zanarelli.

Pular para o conteúdo