Cordeirópolis fecha 1º semestre com saldo positivo na geração de empregos

Cordeirópolis mais uma vez fechou com saldo positivo na geração de empregos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). De acordo com as estatísticas foram 2.355 contratações e 2.118 demissões – o que resultou em um saldo positivo de 237 vagas neste 1º semestre de 2019.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marco Gomes, explica que dessas contratações, a indústria conhecida como da transformação que engloba a metalúrgica, mecânica, papel e química foram responsáveis pela contratação de 977 pessoas. “Atualmente, a cidade conta com 1.312 estabelecimentos, entre industrias e pequenas e médias empresas que são responsáveis por grande parte da geração de empregos de Cordeirópolis. E de acordo com os dados, pode-se dizer que o número de admissões neste primeiro semestre, é o melhor desde os últimos cinco anos”.

Segundo os dados do CAGED, 702 admissões ocorrerem nas áreas que abrangem o transporte, comunicação, odontologia, linhas de créditos, dentre outros. Já a agricultura foi responsável por admitir cerca de 119 pessoas entre janeiro a agosto de 2019.

Diversificação

No entanto, o objetivo da atual administração com a implantação do programa “Cordeiro Investe” é expandir em vários setores, para que a economia do município não dependa apenas de um segmento. “Cordeirópolis sempre foi conhecida por ter um grande polo cerâmico, mas estamos procurando diversificar a área comercial da cidade, ou seja, trazer novas empresas que trabalham com outros tipos de materiais/produtos”, diz.

Outro ponto positivo, é a oferta de qualificação profissional que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável vem oferecendo aos moradores da cidade, através das parcerias firmadas entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), além do apoio da Associação Comercial Industrial Agropecuária de Cordeirópolis (ACIAC).