Cordeirópolis participa da etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

Gestores e profissionais de saúde de Cordeirópolis se reuniram na última quinta-feira (22) em Rio Claro para participar da etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que teve como objetivo identificar propostas para serem encaminhadas à Conferência Estadual e Nacional de Saúde. Além da cidade de Cordeirópolis, mais 26 municípios da região de Piracicaba estiveram presentes neste encontro.

As propostas discutidas nas etapas municipais foram consolidadas nesta fase e devem servir de subsídio para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde. “Foi muito importante a participação da população nas conferências. Todas as sugestões feitas foram debatidas na quinta-feira e podem virar diretrizes para a área de saúde”, disse a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

Jordana ainda comenta que esta conferência ocorreu em um momento muito importante, já que contribuiu no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), mas principalmente como oportunidade para repensar nas ações de Vigilância, que é constituída pela Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e a saúde do trabalhador.

Além disso, uma das principais discussões foi a necessidade de integração dessas ações que historicamente foram setorizadas no âmbito do SUS. “Esperamos que esta conferência traga ao nosso município um impulso para solidificar as ações de vigilância, a fim de qualificar o atendimento prestado à população e por consequência a melhoria na qualidade de vida”, pontuou a secretária.