Cordeirópolis recebe representantes de diversas companhias de saneamento

A Câmara Municipal de Cordeirópolis recebeu na manhã desta terça-feira (05) os representantes de diversos municípios e de companhias de saneamento para a reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) e do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), do qual Cordeirópolis também faz parte. O encontro, que ocorre mensalmente, tem o objetivo de acompanhar as vazões dos rios da bacia do PCJ.

O prefeito, Adinan Ortolan, participou do início do encontro e destacou a importância do trabalho do corpo técnico do comitê para a preservação dos nossos mananciais. “Água é um tema muito importante para nós. Iniciamos a gestão com grandes desafios para o abastecimento e saneamento em nossa cidade e estamos nos esforçando para garantir os investimentos em infraestrutura que Cordeirópolis necessita para se transformar em uma cidade modelo”.

Na ocasião, 40 representantes discutiram temas pertinentes sobre os rios, como o plano de trabalho da gestão 2017/2019, vazões do Cantareira, apresentação de estudos técnicos sobre a bacia PCJ, além de informações de chuvas para o período e dados da sala de situação do PCJ com as vazões dos principais cursos d’Água da bacia.

O diretor do Serviço Autônomo de água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva, falou da importância deste encontro para Cordeirópolis. “As câmaras técnicas são fundamentais para os municípios. Porém, o mais importante é a participação de Cordeirópolis na câmara técnica de monitoramento hidrológico e de outras câmaras que também participamos. Isso faz com que a cidade se sinta parte da bacia hidrográfica, contribuindo com informações e ações relevantes, além de absorvemos nessas reuniões informações para serem aplicadas no município”.

Atualmente existem 12 câmaras técnicas ligadas ao assunto de água e do meio ambiente e, que conta com 37 membros, incluindo entidades e municípios, entre eles o ministério público, Cetesb e Daee, onde tem como representante de Cordeirópolis o SAAE!