Prefeitura retoma o serviço de fisioterapia domiciliar

Por considerar a saúde um serviço essencial para a população, a Secretaria de Saúde retomou, na última quarta-feira (31) o programa de fisioterapia domiciliar, que é voltado para pacientes acamados ou que possuem dificuldade de locomoção. A finalidade é auxiliar a vida dessas pessoas que precisam ir até uma clínica para realizar sessões de fisioterapia. Hoje o profissional vai até à casa dos pacientes, após uma avaliação médica.

Segundo a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Renata Coleta, 20 pacientes começaram a receber este serviço. “Esses pacientes estavam na fila de espera e têm real necessidade de atendimento. Sabemos da importância deste tratamento, por isso hoje temos duas fisioterapeutas credenciadas para realizar este serviço nas residências”.

Para receber esses profissionais, Renata reforça que o cidadão deverá procurar o Centro de Fisioterapia Municipal, localizado na Rua Toledo Barros, número 422, e fazer a solicitação deste atendimento. “A quem já fez o pedido deste serviço pedimos que aguarde, pois estamos ligando e agendando as visitas para avaliar se a assistência ocorrerá em casa ou na clínica. Tudo dependerá da necessidade e da avaliação das fisioterapeutas”.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, reforçou sobre a importância do atendimento humanizado realizado pelos funcionários. “Oferecer assistência de saúde no ambiente familiar é uma maneira de garantir o envolvimento das pessoas nos tratamentos. É preciso também olhar para cada paciente com carinho e atenção, além de se dedicar e acompanhar a evolução deles”.

Quem tem direito?
Pessoas portadoras de doenças crônicas, com dificuldade de locomoção, usuários de sondas, idosos, pacientes em processo de reabilitação motora ou respiratória, dentre outros.

E mais!
Na segunda quinzena de setembro iniciará a hidroterapia para 56 pessoas que já foram avaliadas e que aguardam o inicio do tratamento!