Cordeirópolis receberá caminhão para exames de ressonância magnética

Para suprir a fila de pacientes que precisam realizar o exame de ressonância magnética, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde receberá a partir do dia 12 de março um caminhão especializado para efetuar este tipo de serviço, cujo objetivo é diminuir a fila de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O veículo ficará estacionado em frente ao Ginásio de Esportes “Governador Orestes Quércia”, no Centro até o dia 16 de março, das 7h às 17h. Os exames serão realizados por meio do agendamento prévio e os aparelhos terão capacidade para possibilitar 10 exames por dia.

Segundo a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, a demanda por este serviço é grande no município. Diante disso, este caminhão vem para colaborar e atender a necessidade da população. “Cerca de 100 pessoas necessitam deste exame, por isso a Secretaria tem buscado cada vez mais melhorar o setor da saúde e proporcionar a qualidade de vida aos moradores”, destacou.

A secretária ainda explica como funcionará o agendamento deste exame. “O funcionário da pasta entrará em contato com os pacientes que aguardam na fila e marcará o dia e horário para a realização do exame. No dia da consulta, o paciente deverá estar munido com os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. O resultado ficará disponível em um CD, já o laudo chegará em alguns dias e será enviado via e-mail ao paciente”, reforçou.

No caminhão ficará o técnico responsável pela realização da ressonância, no qual serão feitos exames de coluna lombar, joelho, ombro, cotovelo e cervical. “Estamos felizes em promover este tipo de atendimento aos pacientes e o melhor de uma forma confortável, pois os exames serão realizados e os usuários terão toda a comodidade de ir até o caminhão com horários definidos”, comunicou a coordenadora de regulação, Cleidiane Rosa de Andrade.

O que é Ressonância Magnética?

É um exame de imagem que serve para diagnosticar problemas de saúde, como aneurismas, tumores ou outras lesões nos órgãos internos. Para realizá-la o paciente é colocado dentro de uma máquina e deve ficar sem se mexer enquanto a máquina estiver ligada, que dura entre 15 a 30 minutos, para que a imagem não tenha interferências.