Cordeirópolis receberá o espetáculo “O Navio Negreiro” no dia 12 de abril

O renascimento de uma obra da identidade cultural brasileira protagonizada em 1869 pelo poeta baiano Castro Alves será encenada neste mês em Cordeirópolis. A inspiração, “O navio negreiro”, será o ponto de partida para o espetáculo de mesmo nome que será apresentado no dia 12 de abril em duas sessões às 9h30 e às 20h no Teatro Municipal Ataliba Barrocas.

Há 48 anos em cartaz, com mais de 15 mil apresentações, a peça entrou no “Guinness Book”, o livro dos recordes. Nessa jornada, o espetáculo foi visto em diversas cidades brasileiras, em todas as capitais do continente americano e diversos países da África e Europa. Em Cordeirópolis, com o apoio da Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Cultura, “O navio negreiro” chega para se apresentar e emocionar o público.

A adaptação teatral é de Benedito Irivaldo de Souza, conhecido como Vado, que no palco realiza múltiplos papéis para retratar não só os sofrimentos dos africanos escravizados no Brasil, mas especialmente a força, a cultura, o legado e as conquistas dos afro-descentes. “Receber este monólogo em nosso município é motivo de muita alegria, pois além de viajar no tempo e poder refletir sobre uma importante parte de nossa história descrita em nossa literatura, iremos contemplar também o trabalho de um artista de nossa região, nascido em Mogi-Guaçu, que têm representado por várias décadas o talento teatral de nosso Estado. Deste modo, convido a todos os moradores e visitantes de nossa cidade para se encantar com esta adequação do teatro brasileiro”, relatou o secretário de Cultura, Nivaldo Menezes.

A peça:
Em cena, algumas personalidades históricas são lembradas, mas os holofotes estão mesmo sobre homens, mulheres e crianças e idosos anônimos, que inspiraram o poema de Castro Alves aos que são referências para as atuais e futuras gerações. Com o objetivo de resgatar a história dessas personalidades e da grande obra deixada pelo poeta brasileiro, esta peça levará ao público o amor e o conhecimento sobre tudo que envolve os negros.

O serviço:
Duas sessões: Quinta-feira dia 12 às 9h30 e às 20h, no Teatro Municipal de Cordeirópolis, localizado na Rua Siqueira Campos – Vila Lídia. Os convites antecipados serão vendidos por R$ 10 (preço único) a partir da próxima segunda-feira (09) nas Escolas Levy Estadual e Jamil Saad. Mais informações pelo telefone: 3546-4357. Classificação: 12 anos.