Cordeirópolis se mobiliza no combate à dengue; ações ocorrerão nesta sexta e sábado

Todos juntos na luta contra a dengue! Com esse objetivo que a Prefeitura de Cordeirópolis decidiu organizar uma força-tarefa neste sábado (30) para intensificar e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. A decisão ocorreu em reunião nesta segunda-feira (25) com o prefeito, Adinan Ortolan, juntamente com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário e com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Hilton Lang.

Também foi decidido que haverá nesta sexta-feira (29) um mega mutirão com os servidores, em que todas as Secretarias deverão fazer uma ação de limpeza nos prédios e imóveis públicos, eliminando possíveis criadouros. “Estamos muito preocupados com a questão da dengue. Atualmente foram confirmados seis casos em Cordeirópolis e em cidades vizinhas o número só aumenta. Por isso, decidimos organizar esta importante ação que movimentará toda a Prefeitura Municipal e pretendemos que toda a população também abrace a causa”, detalhou Ortolan.

Afinando as ideias
Dando início às ações, a Secretaria de Saúde organizou um encontro nesta terça-feira (26) na Delegacia de Polícia com os responsáveis de cada Secretaria para explicar como funcionarão as ações de sexta-feira e sábado. “O objetivo da nossa campanha é alertar a população para a necessidade de fazer um “combate sem trégua ao mosquito da dengue”. Sendo assim, não basta só realizarmos neste fim de semana e, sim, um trabalho contínuo, pois só venceremos se todos atentarem para a gravidade que podemos viver num futuro próximo, caso não começamos a nos prevenir a partir de agora!”, reforçou a secretária de Saúde, Jordana Cassetário.

Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Hilton Lang, é preciso manter a prevenção o ano todo, já que os casos estão aumentando em toda a região. Segundo ele, o Aedes Aegypti não se produz mais somente no verão. “E o que está ocorrendo atualmente confirma isso, pois estamos no outono e casos estão sendo confirmados. Precisamos da ajuda de todos, das igrejas, instituições, organizações para propagarmos o máximo de informações para toda a população”, comentou o coordenador no encontro desta manhã.

Funcionários públicos sairão pelas ruas neste sábado!

A princípio a ação começará a partir das 8h e o ponto de encontro será em frente à Câmara Municipal. A expectativa é que os servidores visitam os nove mil imóveis da cidade. “Ainda estamos fechando alguns detalhes, mas é importante lembrar os moradores que todos estarão uniformizados e que é de suma importância que abram a porta de suas residências para passarmos as informações necessárias”, frisou a secretária que ainda lembrou. “A arma mais efetiva que temos contra a dengue é eliminar os locais nos quais ela pode se reproduzir, ou seja, em vasos de plantas, lixo, garrafas pet abandonadas, pneus, caixa d’água, dentre outros lugares”.