#Coronavírus: Primeira remessa de testes chega à Cordeirópolis, que confirma o seu primeiro caso

Empenhada na busca por testes rápidos, Cordeirópolis recebeu nesta segunda-feira (06) sua primeira remessa de testes rápidos de Covid-19. Com isso, a Secretaria de Saúde rapidamente testou primeiro caso suspeito, cujo teste enviado ao Instituto Adolfo Lutz ainda não ficou pronto. Trata-se de uma mulher com idade em torno dos 30 anos, com sintomas respiratórios acentuados, cujo resultado do teste rápido deu negativo.

Na medida em que os casos de Covid-19 foram aumentando no país e que, assim como no resto do mundo, todos os municípios sentiram na pele as dificuldades de compra de equipamentos devido à alta demanda, o Ministério da Saúde passou a orientar que os casos de síndrome gripal e sintomas respiratórios, fossem observados de perto e orientados ao isolamento domiciliar como medida preventiva, mesmo que o paciente não apresente todos os sintomas que caracterizam o Covid-19.

Por conta disso, a Secretaria de Saúde iniciou os testes nestes pacientes que estavam em observação. No final da tarde desta segunda, tivemos uma surpresa, pois um paciente do sexo masculino, com idade na faixa dos 40 anos que apresentou sintomas respiratórios e já cumpriu isolamento de 20 dias, foi testado e tivemos o resultado positivo.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Belinni, explica que neste caso, o exame demonstra que o paciente possui anticorpos e a “cicatriz” do vírus Covid-19. “Ou seja, ele foi infectado, apresentou sintomas respiratórios e foi curado. Importante ressaltar que a presença dessa cicatriz demonstra que ele já não transmite o vírus”.

Alívio e apreensão

Ao mesmo tempo em que respiramos aliviados pelo resultado negativado, fomos surpreendidos pelo teste positivo deste segundo paciente. “Isso nos demonstra que os cuidados com higiene e desinfecção pessoal e dos locais de convívio, são imprescindíveis para que possamos lutar contra este inimigo invisível, que ainda gera uma infinidade de pontos de interrogação em todo o mundo”, destacou a coordenadora.

Segundo a Secretaria de Saúde, uma terceira paciente com sintomas respiratórios foi testada nesta segunda-feira e também teve o teste negativado. “Com os testes em mãos teremos a resposta rápida que precisamos para definir as melhores estratégias de combate ao Covid-19, sem dependermos dos grandes institutos que estão tendo dificuldades em processar os testes laboratoriais”.

Como se dá a leitura do teste rápido de Covid-19?

A partir da coleta de uma gota de sangue, o resultado é constatado de forma semelhante a um teste de gravidez, a partir da leitura de três linhas que podem aparecer:

– Se a linha apontar para a sigla IGM significa que o paciente apresenta infecção aguda/ativa. Ou seja, o paciente está com o vírus ativo em seu organismo.

– Já se a linha apontar para a sigla IGG, o paciente já teve contato com o vírus e se curou, pois apresenta o que tecnicamente é conhecido como a cicatriz do vírus, além de anticorpos de imunidade. Neste caso, como já está curado, o paciente não transmite mais a doença.

– Caso o resultado aponte para a letra C, significa que a pessoa não tem, e não teve contato com o vírus.

Pular para o conteúdo