Defesa Civil de Cordeirópolis alerta para o período de estiagem

Devido ao período de estiagem, em que há ausência de chuvas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar o racionamento de água, além do risco de incêndios e queimadas.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Alessandra Cantrella, a estiagem deve ocorrer até outubro, então é fundamental que a população redobre a atenção durante este período.

“Além do risco de incêndios e desabastecimento dos reservatórios de água devido à ausência de chuvas, o ar seco desta época pode causar alergias e outros problemas respiratórios, que afetam principalmente idosos e crianças”, afirma a coordenadora.

Por isso, é importante se atentar a alguns cuidados com a sua saúde e a sua casa:

HIDRATE-SE! ?

• Beba bastante água;

• Coma mais frutas e vegetais;

• Umedeça o ar de sua casa deixando toalhas úmidas em alguns cômodos.

ECONOMIZE!  ?

• Evite banhos demorados;

• Feche a torneira enquanto escova os dentes;

• Evite usar a mangueira para limpar o carro ou a calçada.

SEJA CONSCIENTE!  ⚡

• Abra a porta da geladeira somente quando precisar;

• Apagues as lâmpadas e desligue a TV quando ninguém estiver no local;

• Na lavadora de roupas, lave o máximo de roupas de uma só vez, economizando energia e água.

TOME CUIDADO!  ?

• Evite acender fogueiras;

• Evite jogar cigarros às margens da rodovia;

• Lembre-se que soltar balão é crime, pois pode provocar acidentes e incêndios florestais;

• Se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);