Dia da Consciência Negra é celebrado com alegria e reflexão em Cordeirópolis

O Dia da Consciência Negra foi comemorado com dança, alegria, diversão e muita música com a população que compareceu nesta segunda-feira (20) no Salão Social Maria de Lourdes Arrais (Antigo Cordeiro Clube). As autoridades municipais não ficaram de fora e foram prestigiar esta data tão importante para a cultura afro-brasileira. O evento foi uma iniciativa da Secretaria da Mulher e de Desenvolvimento Social, através do Conselho Municipal de Políticas Públicas pela Igualdade Social (COMPPIR).

O prefeito, Adinan Ortolan, em seu discurso falou da importância dos cidadãos deixarem o preconceito de lado. “Temos que lutar e enfrentar as barreiras, só assim que iremos chegar efetivamente a uma verdadeira democracia em nosso país, quando todas as pessoas tiverem as mesmas oportunidades”, afirmou Ortolan.

A vice-prefeita, Fátima Celin, aproveitou para falar um pouco sobre as oportunidades que não são iguais para todos. “Este dia é um momento para refletirmos sobre o que vamos fazer daqui para frente e para lutarmos por nossos direitos. Porém, é importante questionarmos: as oportunidades são iguais para todo mundo? Quando vocês vão procurar emprego, por exemplo, é igual para todo mundo? O que podemos fazer para valer os nossos direitos? Estamos aqui hoje para debater sobre isso e vamos assumir esta luta juntos!”, declarou.

A secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, falou sobre a importância da data, além de alegrar os presentes com o seu dom: a música. “O encontro atingiu o objetivo proposto de refletir sobre a importância do dia XX de novembro no enfrentamento do racismo. As palestras ampliaram o conhecimento histórico sobre o papel da população negra na formação da sociedade brasileira, o que contribuiu para a valorização da cultura africana e o ‘empoderamento’. A participação da comunidade foi positiva e as expressões artísticas e culturais dos artistas de nossa cidade enriqueceram à tarde”, finalizou.

O evento contou com palestras, atividades culturais, dança e o principal de tudo: a oportunidade para a reflexão sobre a própria cultura e formar cidadãos cada vez mais conscientes.