Dia da Consciência Negra é celebrado com música, desfile e poesia em Cordeirópolis

O Dia da Consciência Negra celebra a importância da cultura negra na formação do povo brasileiro e promove a reflexão da ancestralidade africana, fundamental para a identidade do país. Como forma de enaltecer a luta desse povo, foi promovido nesta quarta-feira (20) um evento com música, poesia, desfile e muita emoção, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura, através do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR). Tradicional no município a 7ª edição do Concurso Negros Dourados esbanjou simpatia, beleza, elegância e também a valorização e a resistência.

O desfile foi dividido nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Adulto, Master, Plus Size e Internet. A beleza, o carisma e a desenvoltura foram alguns dos critérios do júri para escolher os meninos e meninas que irão representar a beleza negra da cidade. O concurso ocorreu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e contou com a presença do prefeito, Adinan Ortolan, a vice-prefeita, Fátima Celin, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Márcia Carron, secretário de Cultura, Paulo Martimiano, os vereadores, Antonio Marcos da Silva e Sandra Santos, a presidente do COMPPIR, Mércia Lima Brito, além dos membros do CRAS e Secretaria da Mulher.

Uma noite que representou a identidade da comunidade negra de Cordeirópolis, que busca fortalecer a autoestima, a fim de desconstruir padrões de beleza impostos pela mídia. Esse é um dos objetivos desse evento, que além do desfile e premiações, contou com a apresentação musical com a Banda Soul Elas, a Agência Nery Black Fashion com apresentação das Garotas Cacheadas, Marquinho beleza Negra da Agência Etiqueta Modelos e Manequins e as Misses Pérolas Negras de Rio Claro e Rainhas das Flores que abrilhantaram a noite com seus talentos. “Como parte das atividades do mês da Consciência Negra, o concurso é uma ação muito importante, porque fortalece o protagonismo e valoriza a identidade da comunidade negra do município. O que gostaríamos de ver com mais frequência é a presença do negro nas universidades, nos consultórios, nos palcos, nas passarelas, ou seja, onde elas e eles quiserem. Portanto, parabenizo todos os participantes, ressaltando que o mais importante não é a competição e sim o espírito coletivo que nos une”, relatou a vice-prefeita, Fátima Celin.

Confira o nome dos vencedores por categoria:
Miss Internet – Victória Elloá – 945 curtidas
Mister internet – Bruno Pereira – 479 curtidas