Inscrições para curso gratuito de controle de pragas e doenças terminam nesta sexta (22)

O controle alternativo de pragas e doenças será tema do próximo curso gratuito que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) irão oferecer para os produtores rurais de Cordeirópolis que ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, no Assentamento XX de Novembro.

A capacitação visa orientar e informar sobre as principais pragas que atingem a lavoura. “Observando a necessidade do próprio produtor identificar de maneira fácil e precisa diversos tipos de pragas e doenças e executar o controle de modo rápido e eficiente para evitar perca parcial ou até mesmo perca total da sua produção, trouxemos este curso focado em levar informações que se tornam pontos fortes na hora de combater estes problemas, por exemplo, conhecer os fatores que determinam o surgimento de insetos, ácaros, moluscos, nematoides e doenças”, explica o coordenador de Agricultura, Ricardo Poli.

O coordenador ainda lembra da importância quando um conjunto de propriedades rurais vizinhas trabalha com um manejo de combate e controle de pragas de forma eficiente, não deixando que estes inimigos se espalhem de forma descontrolada. “Quando contamos com a ajuda e responsabilidade desses produtores, é muito provável que a incidência de uma determinada praga ou doença seja diminuída consideravelmente e é possível até mesmo que seja extinta naquela propriedade ou região. Por isso, a importância de trazer este conhecimento aos produtores de nossa cidade e ser repassado também por eles a outros produtores vizinhos”, complementa.

Dentro da grade do curso ainda serão abordados temas como:

– Condições necessárias para o ataque de insetos, ácaros, moluscos, nematoides e doenças;
– Conhecer as características de cada praga por grupos;
– Monitoramento e métodos de controle cultural, biológico, físico, químico, mecânico, legislativo e genético;
– Caracterização de doenças.

As inscrições já estão abertas e acontecem no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Dr. José Luiz Cembranelli, 421, Vila Aparecida. Mais informações via telefone: (19) 3546-4762.

Pular para o conteúdo