Dia da Mulher Negra é celebrado com eventos e reflexões em Cordeirópolis

Mesmo com a mudança de tempo e o frio congelante do final de semana, Cordeirópolis realizou eventos e também momentos de reflexões em razão ao Dia da Mulher Negra “Ignês de Oliveira Cassiano”. Com o apoio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR), a Praça Central e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) foram os locais que receberam as exposições, rodas de conversa e shows ao vivo.

As atividades tiveram início no sábado (03) à tarde na Praça Central, seguindo à noite para o CCI. Além de toda a programação especial para celebrar esta data importante, recebemos a visita da coordenadora da Secretaria da Cidadania, do Negro e Índio do Estado de São Paulo, Regina Laura Marinho, a mesma que assinou na última semana, juntamente com o secretário de Estado da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti, o prefeito, Adinan Ortolan e a vice-prefeita, Fátima Celin, o convênio SOS Racismo do Estado de São Paulo.

Regina fez questão de passar o final de semana na cidade para participar dos eventos e conhecer os locais históricos da cidade, por exemplo, a Fazenda Ibicana. “Adorei vir para cá, conhecer um pouco da história de Ignês de Oliveira Cassiano e das mulheres que participaram da roda de conversa no sábado. Visitar a Fazenda Ibicana, foi voltar no tempo e lembrar de tudo o que os escravos viveram no passado. Esses dois dias em Cordeirópolis, tivemos momentos de muitas reflexões, alegrias e também me senti muito acolhida pelo cidadão cordeiropolense. Com certeza voltarei mais vezes”, comentou a coordenadora.

Para a vice-prefeita, mais do que comemorar o Dia da Mulher Negra, os eventos tiveram a finalidade de reflexão e de mostrar a força, o talento, a criatividade que as mulheres negras possuem, além de pontuar quais são as dificuldades ainda encontradas no dia de hoje. “Na roda de conversa conhecemos muitas histórias de superação das mulheres e homens de nossa cidade, eles contaram suas experiências e também suas conquistas. Porém, sabemos que muita coisa precisa mudar, por isso a realização de eventos, agora a implantação do SOS Racismo é um importante passo que estamos dando para a nossa Cordeirópolis”, acrescentou Fátima Celin.