Dia da Mulher Negra será celebrado com eventos e reflexões em Cordeirópolis

O Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, memorado em 25 de julho, reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência. Em Cordeirópolis na mesma data é celebrado os 10 anos da criação da Lei Municipal nº 2.795 de que instituiu o “Dia de Ignês de Oliveira Cassiano”, mais uma representatividade histórica da cidade.

As celebrações promovidas pela Prefeitura de Cordeirópolis por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social e a Secretaria de Cultura iniciam no dia 20 de julho na Câmara Municipal, através de uma roda de conversa ministrada por Neusa Maria Pereira, Silvana Arado e Bianca Motta que juntas irão abordar o tema: Autoestima, Empoderamento da Mulher e os benefícios da capoterapia (terapia alternativa, inspirada nos elementos lúdicos da música). Neste dia também será apresentada poesia recitada por Izabel Amaral.

Feira das Artes

A Praça Central da cidade será palco de grandes apresentações no domingo (24) a partir das 13h. Haverá show ao vivo com Niltão voz e violão e Nilcéi Miriam e banda, além das atrações de dança com o Grupo Bailar de Rio Claro, através de danças Africanas, folclóricas e caribenha. Desfile de modelos de Mulheres Negras que participaram em concurso de beleza. Teremos também apresentação do Grupo de Capoterapia de Araras.

Ao longo do dia o público poderá contar a venda e exposição das barracas do trabalho das artesãs de Cordeirópolis e da Feira das Pretas de Rio Claro, através do crochê, bordado, costura criativa, patchwork, decoração, mosaico, roupa Afro, abayami, além da típica culinária com do cone, cocada e o acarajé e as trançadeira.