Dia da Mulher Negra será celebrado com oficinas e atividades culturais em Cordeirópolis

A Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial, realizará no dia 03 de Agosto uma comemoração ao “Dia da Mulher Negra e Dia Municipal de Ignês de Oliveira Cassiano”, momento que serão desenvolvidas atividades relacionadas ao movimento de Combate ao Racismo. O evento iniciará às 14h na Praça Central com a apresentação de oficinas, doação e venda de livros, distribuição de sementes e mudas, mais show ao vivo.

No período noturno o evento continuará e será a partir das 19h no Centro de Convivência do Idoso, onde acontecerá uma roda de conversa com a introdução ao tema do evento: “Mulher Negra, qual a sua luta? Qual o seu lugar?”, com a mediação de mulheres, a maioria negra, abordando discussões sobre o lugar em que a mulher negra tem ocupado na sociedade contemporânea. Ao final, ficará por conta da Banda Souela, um grupo composto por mulheres negras, que contribuirá com a essência do encontro.

Para a conselheira do COMPPIR, Giovana Ventura, o objetivo do evento é promover a reflexão sobre o lugar em que a Mulher Negra tem ocupado na sociedade contemporânea, além de discutir as formas de proteção e combate ao racismo. “Nossa proposta é proporcionar um ambiente para a promoção do trabalho social e artístico de mulheres negras do município e da região. Por isso venham prestigiar este evento importante em Cordeirópolis”, destacou.

Programação:

14h às 17h – Praça Central
Oficinas de bonecas negras (Abayomi), tranças, amarração de tecidos e turbantes com as artesãs Bel Rezende, Val Maciel, Grace Estevam, Rute O.

Gomes e Mércia Lima, doação de livros temas diversos. Venda de livros da Literatura Negra – dedicatória da Escritora Dirce Ap. do Prado, distribuição de sementes e mudas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Presença artística da Grafiteira “Nega” de Limeira e show.

19h às 21h30 no Centro de Convivência do Idoso

Introdução ao tema: “Mulher Negra, qual a sua luta? Qual o seu lugar?” e a história de dona Ignês de Oliveira Cassiano nas áreas de Cidadania, Educação e Saúde – com Izabel Amaral. Roda de conversa com a mediação de Kizie de Paula (Coletivo Palmares) e Mércia Lima Brito (Coletivo Praperifa) e encerramento com show.