#DiadoTrabalho #ServidoresMunicipais

Gilberto Marangon: uma vida dedicada ao esporte cordeiropolense

O homenageado de hoje é um secretário que dedicou a vida ao esporte da cidade e que sua equipe fez questão de homenageá-lo. Todos anos, participamos de aulas práticas, eventos esportivos e vibramos com emocionantes campeonatos. O planejamento e a organização destas atividades é realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, que possui uma equipe de 40 pessoas que atuam para promover e fiscalizar as atividades relativas ao esporte no município.

Ao longo dos anos, Gilberto Marangon construiu um legado muito importante na história do esporte do município. Só no serviço público, são 35 anos de atuação, mas já marca presença no cenário esportivo há muito mais tempo. Desde criança, sua paixão pelo futebol já era notável. Em quase toda sua juventude, atuou como voluntário na modalidade, ajudando em treinamentos e promovendo jogos e competições. “Na época não tínhamos Centro de Lazer, ginásio ou quadra como temos hoje. O que nos movia a lutar pelo esporte era a paixão, gostava muito de jogar e de praticar esportes, por isso decidi seguir na área”, disse.

Em 1975, Gilberto se formava em Educação Física e mais tarde, em 1979, era inaugurado o Centro de Lazer de Cordeirópolis. Com a abertura do local, foi contratado pela Prefeitura como professor. Deu aulas de diversas modalidades, como futebol, natação, vôlei, handebol, ginástica, entre outras. Foi presidente da antiga Comissão Municipal de Esportes, durante cinco anos.

Em 1988, ele e sua equipe foram transferidos para o recém-inaugurado Ginásio Municipal Governador “Orestes Quércia”. Antes da instituição da Secretaria de Esporte e Lazer, em 2004, ocupou vários cargos. Além de professor, foi treinador de várias equipes, integrou comissões esportivas, foi diretor de Esportes e desde 2017 é o secretário da pasta. “Fico feliz por fazer parte do cenário esportivo de nossa cidade. Já fiz um pouco de tudo, treinei, lecionei aulas, trabalhei na parte administrativa, na organização de eventos, entre outras coisas, é tudo muito gratificante”, contou.

A Secretaria conta com um total de 40 colaboradores, entre funcionários, oficineiros, estagiários e patrulheiros. Todos os anos, realiza diversas competições, torneios, encontros e festivais esportivos, proporcionando lazer, educação e saúde à população de Cordeirópolis. “Um feliz Dia do Trabalho para toda a equipe de nossa Secretaria, que tanto se empenha e trabalha para organizar tudo que é relacionado ao esporte em nossa cidade. Fazemos um trabalho muito bacana. Sou muito satisfeito e grato a todos”, disse o secretário, Gilberto.

Organizador de 30 Torneios 1° de maio

Em pelo menos 30 oportunidades, Gilberto fez parte da comissão organizadora do Torneio 1° de maio, tradicional evento de futebol que ocorre anualmente na cidade e neste ano chegaria em sua 60ª edição, mas teve que ser adiado por conta da pandemia da Covid-19. “Muito gratificante saber que fiz parte da organização de metade das edições deste torneio tão especial. Ganhei de um amigo uma flâmula da equipe campeã da primeira edição, em 1960, em que seu pai participou como jogador. Guardo com muito carinho, pois ela faz parte de toda essa história”, finalizou o homenageado.

Pular para o conteúdo