Educação Ambiental é tema de encontro para vereadores e estudantes

Mostrar para os vereados e estudantes que o meio ambiente é nosso. Este foi o principal assunto discutido pela Secretaria de Meio Ambiente de Cordeirópolis, na última semana, durante a palestra que ocorreu na Câmara Municipal junto aos vereadores e depois para os alunos do primeiro ano de pedagogia, que estudam no Pólo da Faculdade Anhanguera que está localizado na Escola Maria Aparecida. Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra e a estagiária responsável pela Educação Ambiental, Hadassa Oliveira, destacaram a importância de praticar a educação ambiental no município.

Dutra contou que a proposta é fomentar e fortalecer a educação ambiental na cidade. “A ideia é despertar nos munícipes o interesse de cada um desenvolver a educação ambiental no seu dia a dia, já que ela é a única ferramenta eficaz de transformar e conservar o nosso meio ambiente. Com este projeto, podemos sensibilizar as crianças, os adultos, os idosos, todos os moradores a praticá-la, pois um pequeno gesto poderá mudar o futuro da nossa sociedade”, frisou.

Segundo a criadora do projeto, Hadassa, a educação ambiental segue tem duas vertentes: a formal e a não formal. “A formal nós trabalharemos com as instituições escolares, públicas e privadas. Já a não formal, desenvolveremos com a população, através das práticas e ações educativas na vida cotidiana. Fazemos esta separação, pois com cada pessoa devemos trabalhar de uma forma diferente”, explicou Hadassa que reforça que a participação de todos é de extrema importância, por isso a realização deste primeiro encontro.

A vereadora, Sandra Santos, participou do bate-papo e parabenizou a iniciativa da Secretaria em promover esses projetos ao município. “Eu achei ótimo, porque eu defendo esses tipos de ações. É fundamental começarmos com esses encontros para mostrar o que realmente é a educação ambiental, muitas pessoas não a conhecem, por isso que não a praticam”, destacou a vereadora, que contou que a educação ambiental faz parte de sua vida há muito tempo.

De acordo com a tutora da faculdade, Giovanna Cristina Rivaben de Nadai, essa palestra agregará muito para as futuras professoras. “Além de ensiná-las sobre este assunto, o encontro complementará o conteúdo de meio ambiente, que será passado neste 2° bimestre. Como futuras professoras, é importante esta conscientização e mostrar que o meio ambiente precisa ser preservado e, assim passar essas mensagens para os seus futuros alunos”.

A aluna, Taise Aparecida Victor killer, de 44 anos, saiu animada da palestra e destacou que todos os cidadãos devem ter um olhar diferente para o meio ambiente. “Eu vejo que ele está em tudo, faz parte da nossa vida. Sendo assim, se todo mundo se conscientizar, principalmente as crianças, o nosso futuro será totalmente diferente. Ainda dá tempo, basta cada um cuidar do que é seu, e o meio ambiente é nosso. Precisamos nos reeducar sobre essas questões e mostrar aos nossos filhos a importância de protegê-lo”.