Educação, libras e inclusão são temas de encontro para surdos em Cordeirópolis

Como forma de reduzir as barreiras de comunicação enfrentadas cotidianamente por pessoas surdas, a Prefeitura Municipal, juntamente com o grupo simpatizante de Libras de Cordeirópolis, promoveram um encontro no último sábado (16) na Câmara Municipal, junto aos familiares e alguns deficientes do município para juntos discutirem sobre a inclusão e a educação dos surdos na cidade. A comunicação foi um dos principais temas debatidos durante o evento que contou com a presença do prefeito, Adinan Ortolan, a vice-prefeita, Fátima Celin e representando o Poder Legislativo, os vereadores, Antônio Marcos (Lemão) e Sandra Santos, além dos palestrantes, Luciano Germano e Claudio Maroto.

Para a vice-prefeita, Fátima Celin, neste encontro todos puderam refletir sobre a importância das Libras na vida das pessoas surdas e também pode-se perceber que a utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade desses cidadãos. “Nosso dever é contribuir para a valorização e reconhecimento da cultura surda que, por tanto tempo, foi o alvo da hegemonia das pessoas que não tem essa deficiência, por isso continuaremos a reivindicar por seus direitos como cidadãos, oferecendo o apoio do Poder Executivo através da prática da verdadeira forma de inclusão social”, ressaltou Fátima.

A palestra emocionou todos que estavam presentes, no qual demonstraram interesse em conhecer e aprender como se comunicar em Libras. Desta forma, o vice-presidente do Clube dos Surdos de Jundiaí, Claudio Maroto, em seu discurso destacou que este é um assunto muito relevante pelo fato de que a surdez ainda é uma deficiência silenciosa. “Todos os dias passamos por pessoas que têm essa deficiência e não a identificamos. Portanto, esta comunicação primária que seja básica, por meio da abordagem, do cumprimento, da cordialidade e poder ser solícito com uma pessoa surda, é um grande passo na comunidade surda. Percebo que Cordeirópolis já vem estabelecendo esse vínculo de importância da comunicação, por isso esperamos que isso seja multiplicado e gere resultados no futuro”, relatou Maroto.