Em 120 dias, Cordeirópolis testa mais de 15% da população

Testagem em massa tem sido decisiva para controle do novo coronavírus no município

Cordeirópolis já realizou, até o momento, 3.786 testes de coronavírus. Este número cresce a cada dia e já ultrapassou a marca de 15,43% da população do município. Desde março, a Prefeitura Municipal tem adotado a testagem em massa, mesmo em pacientes com sintomas leves e, sempre que o teste é positivo, todos os comunicantes – aqueles que tiveram contato direto com o positivado, também são testados imediatamente.

Até esta quarta-feira (22) foram feitos 1.742 testes rápidos – aquele que é feito a partir do 7° dia de sintoma, apresenta resultado quase imediato e aponta se o paciente produziu anticorpos, e 2.044 testes PCR – aquele feito do 3° ao 7° dia de sintoma e que é considerado o “padrão ouro” de testes, pois apresenta resultado 100% confiável.

Através dessa ação, a Secretaria de Saúde vem tendo êxito no controle da covid-19 no município. “Enquanto muitos municípios adotaram outras estratégias, como medir temperatura nas ruas, nós estamos testando e isolando os positivados, evitando que o paciente que tem o vírus e não sabe, saia de casa e transmita”, disse o prefeito, Adinan Ortolan.

Os testes disponíveis na cidade são feitos de acordo com o início dos sintomas. De acordo com coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Bellini Motta, é o médico quem determina, no momento do atendimento, qual exame será feito. “Se for necessário fazer o teste, o médico indicará qual o melhor método, de acordo com o histórico e relato do paciente. Portanto, é importante destacar que mesmo com o êxito no combate ao vírus no município, a cada dia que passa os números aumentam, por isso é fundamental que a população colabore e não deixe de se proteger”, apontou a coordenadora.