Estiveram presentes donos de bares, restaurantes, lanchonetes, academias e salões de beleza
Na manhã de hoje, a Prefeitura Municipal, através da Vigilância Sanitária, fez uma reunião com os proprietários de bares, lanchonetes, restaurantes, academias e salões de beleza, para passar as orientações que devem ser seguidas com a reabertura das atividades. O encontro contou com a participação do prefeito Adinan Ortolan, que abriu a reunião, do diretor da Vigilância Sanitária, Vanderlei Marangon e do presidente da Associação Comercial, Industrial, e Agropecuária de Cordeirópolis (ACIAC).
Os bares, lanchonetes e restaurantes estão autorizados a atender o público presencialmente, com a capacidade limitada a 40%, distanciamento mínimo de 2 m entre cadeiras, com marcações no chão para delimitar o espaço e disponibilizando álcool 70%. O local deve estar sempre aberto e arejado e os funcionários devem atender usando máscara ou protetor facial.
Além disso, os locais devem seguir uma série de protocolos de higiene e segurança, que foram passadas durante a reunião e podem ser encontrados no site do Governo do Estado de São Paulo. “Nos restaurantes, os clientes nunca podem ter acesso à comida. No caso de self-service, eles irão apontar as comidas que desejam, e um funcionário, que esteja no mínimo a 2 m de distância, irá fazer o prato”, explicou Vanderlei.
No caso de academias, a capacidade deve ser limitada a 30% e seguir as mesmas orientações de distanciamento. Os clientes e funcionários devem sempre usar máscaras e os equipamentos devem ser higienizados com frequência. Devem ser disponibilizado kits de limpeza com álcool por todo o ambiente.
As orientações específicas para cada setor podem ser encontradas no site: www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/setores.