Encontro de Folia de Reis reúne participantes de sete cidades da região

A Paróquia de Santo Antônio em Cordeirópolis sediou um dos maiores movimentos da cultura popular religiosa do Brasil: a Folia de Reis. O evento que não era realizado na cidade desde 2010, voltou para ficar e reuniu mais de 300 participantes de sete cidades da região totalizando 10 grupos. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Cultura de Cordeirópolis e o Grupo de Folia de Reis do município Missionário do Cordeiro.

O evento começou após a missa no domingo (18), ás 9h e se estendeu até o final da tarde. Neste dia foram apresentadas diversas canções religiosas. Em sua tradição, a Folia de Reis representa a história do trajeto dos três Reis Magos à gruta de Belém, reproduzindo de forma simbólica essa procissão em que os grupos fazem por meio da música uma adoração o menino Jesus. No centro de Cordeirópolis, os grupos característicos com suas vestimentas, fitas e bandeiras levaram por meio da música, dança e verso um pouco desta cultura para todos que puderam acompanhar as apresentações.

De acordo com o organizador do evento, Marcílio Gonçalves, a festa vinha sendo organizada há vários meses e o resultado foi muito positivo. “Tanto pelo número de pessoas que participaram como pela qualidade das apresentações posso afirmar que o evento de Folia de Reis tem tudo para voltar a ser uma tradição em Cordeirópolis”, disse.

No encontro se apresentaram os seguintes grupos de Folia de Reis: Santa Cruz das Palmeiras, Limeira, dois grupos de Campinas, Artur Nogueira, Araras, Ribeirão Preto, São Carlos e Cordeirópolis.

Pular para o conteúdo