Equipe gestora da Secretaria de Educação participa de curso de Educação Integral em Vinhedo

Nesta semana a equipe gestora da Secretaria de Educação e a diretora da Escola Municipal Amália Malheiro Moreira participaram de uma atividade em Vinhedo para discutir as experiências e os conceitos de escolas de tempo integral. Este encontro teve como objetivo, promover uma assessoria aos municípios organizados por pólos de cooperação, afim de elaborar, implementar e aprimorar Políticas de Educação Integral em diferentes regiões do país.
 A secretária de Educação, Angelita Ortolan, explica que a proposta deste encontro é desenvolver subsídios estratégicos à prática na gestão pública, à educação no município e à articulação regional que ele integra. “Em nosso município trabalhamos  com alternativas para integrar as atividades sociais e culturais de forma a privilegiar a formação, promoção e o desenvolvimento dos cidadãos. A formação no ambiente escolar é muito importante, para a melhoria da qualidade de vida”, comentou.
 Ainda de acordo com Angelita, a tarefa de educar é uma responsabilidade da sociedade. Portanto, o conceito de educação integral deve ser valorizado através de parcerias com os espaços e as pessoas como um todo. “Pensando no futuro de nossas crianças, buscamos explorar diversas possibilidades e as transformarem em capital educativo. As cidades educadoras são regidas por princípios de ações formadoras que objetivam, sobretudo, o desenvolvimento integral de todos os cidadãos em um processo educativo ao longo da vida e a partir da relação com os espaços e indivíduos do município”, destacou a secretária.