Escolas da rede municipal de ensino recebem lousas digitais

A inovação, a tecnologia e a qualidade são três elementos fundamentais que acompanham o aprendizado na rede municipal de educação de Cordeirópolis. Para reforçar este time, chegaram nas salas de aula mais uma “parceira” de ensino: as lousas digitais. Esta nova ferramenta possibilita videoconferências, e reúne câmera, microfones e tela interativa, que irão transformar a sala de aula em um espaço inteligente.

A Prefeitura de Cordeirópolis, por meio da Secretaria da Educação, deu início à instalação, nesta semana, de cerca de 50 lousas digitais, que irão atender todas as escolas da rede municipal de ensino. Com este investimento, os professores têm acesso a uma ferramenta diferenciada para promover aulas cada vez mais dinâmicas e interativas, com o uso de mais esse recurso tecnológico, destaca a secretária da Educação, Angelita Ortolan. “Presente desde 2018 nas salas de aula, o computador já é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento das atividades dos professores. Quando iniciamos com o projeto em 2017, sabíamos que teríamos um processo longo de adaptação com os profissionais das escolas e, principalmente com os pais. No entanto, hoje percebemos o quanto essa tecnologia facilita o dia a dia do profissional, além de incentivar e prender a atenção do aluno nas explicações”.

Nesta quarta-feira (02), ocorreu a capacitação e a apresentação das lousas aos educadores. Na ocasião, o prefeito Adinan Ortolan destacou que existem inúmeras atividades que podem ser potencializadas com os recursos interativos das lousas digitais. “Educadores e estudantes poderão explorar mapas em 3D de diferentes locais, jogos de raciocínio lógico, simulações de experimentos científicos, visitas virtuais em museus e parques, produção de texto coletivo, entre muitos outros recursos possíveis de exploração”, explica.

Os equipamentos possuem tecnologia “touchscreen”, possibilitando a alunos e professores a interação com os recursos digitais na própria tela. “As lousas digitais serão instaladas com projetores, caixas de som e computadores. Este é mais um passo na revolução tecnológica que vem acontecendo na Educação da rede pública municipal. Nossas crianças e toda a comunidade escolar merecem”, conclui o prefeito.