Escorpiões: como evitar o aparecimento e o que fazer em caso de picada?

Relatos recentes sobre aparecimentos de escorpiões e casos fatais em cidades vizinhas colocaram o município em situação de alerta. A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Cordeirópolis, ressalta a importância da conscientização dos munícipes e os cuidados necessários que devem ter para prevenir o aparecimento destes animais.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, os escorpiões têm hábitos noturnos e vivem em locais propícios ao surgimento de insetos. “Achamos importante que todos se conscientizem para evitarmos casos de picadas, que podem ser fatais como temos acompanhado em cidades próximas à Cordeirópolis, pois o apoio dos moradores é a melhor forma de evitarmos o aumento da população deste aracnídeo”.

A Vigilância Epidemiológica informa os casos ocorridos em Cordeirópolis nos últimos anos. “Em 2015 tivemos cinco casos notificados, já no ano seguinte, três casos e neste ano, até o mês de junho, somente um caso. Nenhum chegou a óbito”, afirmou a enfermeira que também reforça o que fazer em caso de picada. “Se houver a picada o morador deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível e, se possível, capturar o animal com cuidado e levá-lo para identificação em um recipiente seguro. Escorpiões não são agressivos e causam acidentes apenas quando tocados ou comprimidos contra o corpo”, acrescentou.

O que fazer?

Quem encontrar escorpiões ou souber de locais que favoreçam a proliferação do animal precisa informar os casos à Secretaria de Saúde, que tomará as medidas necessárias. Ainda segundo a enfermeira, escorpiões têm hábitos noturnos e vivem em locais propícios ao surgimento de insetos, como as baratas, que são suas principais presas. “Os escorpiões são encontrados em lugares escuros e úmidos, como calçados, roupas, panos, atrás de imóveis, esgoto, dentre outros. No entanto, para evitar a proliferação do escorpião, a melhor forma é mesmo combater os insetos, principalmente a barata”, reforçou.

Se você avistar escorpiões em sua casa ou local de trabalho, entre em contato com o Centro de Controle da Zoonoses, por meio do telefone 3546-9822, para registro e agendamento de visita. Em caso de acidente, encaminhe a vítima para o Pronto-Socorro. No seu dia a dia, mantenha os ambientes de casa e trabalho limpos, evitando acúmulo de lixo e outros materiais, como entulhos, telhas, tijolos, papelão e madeira. Esses materiais servem de abrigo aos escorpiões, além de atrair suas presas e outras pragas urbanas.

Principais formas de evitar acidentes com escorpiões:
– Não remover madeiras e entulhos com as mãos desprotegidas;
– Manter limpos quintais e jardins;
– Conservar camas e berços afastados das paredes;
– Colocar o lixo em sacos plásticos fechados a fim de evitar o aparecimento de baratas e outros insetos;
– Evitar que roupas de cama toquem o chão;
– Verificar calçados e roupas antes de vesti-los;
– Manter limpos quintais e jardins;
– Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.

Pular para o conteúdo