Espaço dos Conselhos apresenta Plataforma da Transparência para entidades

O evento teve como objetivo apresentar a Plataforma da Transparência do Espaço dos Conselhos, uma ferramenta que permite ao cidadão conhecer, questionar e atuar, assim como, fiscalizar a aplicação de recursos públicos. Estiveram presentes nesta semana no encontro, a vice-prefeita Fátima Celin, a secretaria municipal de Justiça e Cidadania, Sandra Santos, e os responsáveis pela Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, Secretaria Municipal da Mulher e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

Durante a apresentação foi abordada a importância da atuação dos Conselhos Municipais e a necessidade da participação efetiva dos Conselhos para a construção das políticas públicas e recebimento de recursos constitucionais para o município.

Os membros apresentaram a plataforma e como acessá-la, sendo um dos instrumentos para fortalecer a atuação dos Conselhos Municipais, onde é possível acessar documentos, reuniões, pautas, deliberações e encaminhamentos dos conselhos, facilitando o acesso da população às atividades dos Conselhos do município.

Assim, foi estabelecida a necessidade de um próximo evento considerando o carecimento da participação efetiva dos membros dos Conselhos Municipais.

Desse modo, viabilizar um espaço de reflexão frente à necessidade de capacitar e articular os conselhos da cidade e de estimular a representação indispensável da sociedade que possuem papel fundamental na construção de políticas públicas que garantam uma agenda de desenvolvimento social, humano e econômico que possibilite uma cidade democrática, inclusiva e que promova qualidade de vida à sua população, “É importante termos o conselho no nosso Município, temos que aproveitar que temos esse tipo de recurso e que os cidadãos de Cordeirópolis, podem e devem fazer parte” relatou a responsável pela pasta, Sandra Santos.