Fórum de enfrentamento à violência contra a mulher ocorrerá em novembro

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, promoverá nesta quinta-feira (09), das 8h às 17h na Câmara Municipal, o III Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O encontro terá como tema “Tudo que o amor não é” e tem como objetivo refletir e debater através de palestras, oficinas e apresentações culturais, as possibilidades de combate à violência contra a mulher.

De acordo com a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, este encontro será uma forma de refletir sobre relacionamentos abusivos. “A expectativa é contarmos com a máxima participação dos profissionais da rede, gestores e representantes da sociedade civil e garantir que as pessoas obtenham mais conhecimento sobre a violência. Acreditamos que a ampliação do debate é uma das formas de enfrentarmos o problema. Por isso, que este encontro será aberto para a população em geral”.

Ainda segundo a secretária, o município, apesar de pequeno, enfrenta sérios problemas sociais, sendo que um deles é o alto índice de violência contra a mulher. “Ao longo do ano, a Secretaria tem realizado os atendimentos e acompanhamentos das mulheres que se encontram nessa situação, no entanto, sabemos que uma questão dessa amplitude depende da atuação de políticas públicas e, principalmente, o envolvimento da população”, contou.

Elaine também reforçou a importância deste fórum. “A realização do Fórum é importante, pois é desenvolvido em um espaço de formação, articulação e integração que possibilita um debate aberto sobre o tema e as causas da violência. Apostamos muito nessas iniciativas como forma de crescimento profissional, pessoal e enfrentamento à violência. Precisamos debater os padrões de relacionamentos violentos para transformá-los”, finalizou a secretária responsável pela pasta.

Dados de violência contra mulher

Cerca de 40% das mulheres do mundo já sofreram violência física. Aproximadamente 38% das mortes de mulheres no mundo foram cometidas por parceiros íntimos. E, o Brasil não fica atrás, estamos ocupando o 5° lugar no ranking de violência contra a mulher. “Refletir, dialogar e buscar estratégias de enfrentamento à violência de gênero se faz tão necessária. E, em especial neste fórum, falaremos sobre os relacionamentos não abusivos e sobre o amor. É importante refletirmos as possibilidades de relacionamento saudáveis, não violentos”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cordeirópolis, Adriana Leme.

Pular para o conteúdo