Fórum do Adolescente promove debate sobre temas de interesse social

Cerca de 800 adolescentes com idade entre 13 e 17 anos participaram nesta sexta-feira (20) de mais uma edição do Fórum do Adolescente em Cordeirópolis. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde. A iniciativa, que aconteceu no Salão Social Maria de Lourdes Arrais, o Cordeiro Clube, contou também com a participação de agentes de saúde, psicólogos e outros profissionais do setor.

No local, foram montados painéis de palestras e temas que eram abordados entre os participantes. Foram demarcados quatro espaços destinados ao debate, onde os jovens, por meio de um rodizio, participaram de todos os temas.

A grade de assuntos foi definida de acordo com os temas prioritários para essa faixa de idade. Os jovens falaram sobre gravidez na adolescência, uso de álcool e drogas, sexualidade e isolamento social.
Uma das coordenadoras do Fórum, Renata Coletta, explica que a atividade passou a ser um evento oficial do município, de grande importância para o debate e esclarecimento de dúvidas. “Eles (os jovens) têm participado de forma muito intensa nas discussões, tirando dúvidas e também contribuindo com os debates com os profissionais que estiveram durante o fórum coordenando as apresentações”, afirmou.

O estudante Lucas Braga Schoecher, 16 anos, participou pela primeira vez do fórum e diz que a iniciativa vai ao encontro de muitas dúvidas e incertezas que permeiam no cotidiano de grande parte dos estudantes. “Acho ótimas esses discussões, muitos não têm esse espaço para diálogo em casa, mas aqui, com mais gente junto, fica mais fácil falar sobre vários assuntos e esclarecer alguns tabus”, afirmou ele, que estuda no colégio Coronel José Levy em Cordeirópolis.

No evento esteve presente também a vice-prefeita Fátima Marina Celim, que destacou a importância das políticas públicas para jovens em Cordeirópolis. “É um evento que abre o debate e facilita as discussões de vários temas. Estamos aproveitando também o encontro para fortalecer o Conselho da Juventude em nosso Município e trazer para o Conselho, jovens que representem o poder público e a sociedade civil”, avaliou.

Ao final do encontro foram apresentados também alguns testemunhais com histórias de superação e vídeos educativos alertando os jovens sobre os riscos de se exporem em internet e redes sociais.

Pular para o conteúdo