Google for Education: Escolas recebem primeiro lote de Chromebooks

Nesta quarta-feira (31) as escolas da rede municipal de ensino receberam 275 computadores portáteis – os Chromebooks – que serão integrados ao sistema de ensino para dar suporte à metodologia que passará a ser utilizada a partir da implantação do Google For Education. A entrega foi feita pela equipe gestora da Secretaria de Educação e contou com a presença dos diretores das seis escolas do Ensino Fundamental e dos sete Centros de Educação Infantil.

Os equipamentos foram entregues em carrinhos móveis onde os Chromebooks ficam armazenados e são reabastecidos com energia. Eles serão utilizados de forma compartilhada pelos alunos, professores e coordenadores da rede municipal de ensino durante as disciplinas da grade estudantil. Foram investidos R$39.414,56 na compra dos carrinhos e R$263.562,75 na compra dos Chromebooks.

A secretária de Educação, Angelita Ortolan, explica que 2017 foi o ano em que o projeto começou a ganhar forma no município. Este momento foi propício para que todos os profissionais da educação recebessem a formação necessária para a utilização da metodologia Google For Education. “Com a chegada desses equipamentos iniciaremos as atividades nas escolas, com objetivo de ingressar todos os alunos na era digital e tecnológica. Aos poucos vamos nos adaptando até abranger toda a rede e, com o tempo, esperamos que cada estudante tenha seu Chromebook para desenvolver os estudos dentro de sala de aula”, relatou.

Segundo a coordenadora de Informática, Fernanda Bobbo Gardezani, poderão utilizar esses equipamentos todos os alunos desde o pré 2 até o 5º ano do Ensino Fundamental. Para ela, isso facilitará o processo de informatização entre os educadores e alunos durante suas aulas. “Cada diretor recebeu um carrinho e a quantidade de computadores vem de acordo com o número de alunos por escola. O carrinho serve para armazenamento e recarga, no total foram entregues 16 carrinhos e 275 Chromebooks. Com este novo instrumento de trabalho, os professores poderão ministrar suas aulas utilizando uma tecnologia avançada e acompanhar em tempo real o desempenho de seus alunos”, frisou.

Monitoramento dos equipamentos
Ainda de acordo com Fernanda, este equipamento conta com um sistema de segurança monitorado pelo Google, em que todos os computadores são rastreados de forma precisa e têm o funcionamento interrompido em caso de furto ou roubo. “Ou seja, em caso de roubo ou furto, o infrator não conseguirá utilizar o Chromebooks e é facilmente localizado pelas autoridades”.